Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Já é possível pagar taxas federais via Pix de mais de 40 órgãos

Atualmente, 44 órgãos públicos aderiram ao PagTesouro, que possibilita o pagamento de serviços públicos federais via Pix e cartão de crédito

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Atualmente, 44 órgãos públicos aderiram à plataforma PagTesouro, que possibilita o pagamento de serviços públicos federais via Pix e cartão de crédito.

Dessa forma, entre os serviços que podem ser pagos pelo PagTesouro estão inscrições em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), emissão de passaporte, registro de patentes e taxas e multas sanitárias.

PagTesouro

Após um ano de testes, o PagTesouro começou a funcionar em novembro de 2020. Assim, o primeiro órgão federal a aderir ao sistema foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em síntese, as transações efetuadas no PagTesouro são registradas nos sistemas de arrecadação como Guia de Recolhimento da União (GRU) digital. O GRU foi desenvolvido pelo Ministério da Economia para o recolhimento das receitas de órgãos, autarquias, fundações e demais órgãos do governo federal.

O PagTesouro possibilita que o contribuinte e o órgão arrecadador visualizem o pagamento poucos segundos após sua finalização. Portanto, todas as instituições financeiras que contam com o Pix aceitam pagamentos do PagTesouro.

Como usar o PagTesouro

Em suma, para efetuar pagamentos pelo PagTesouro, é preciso que o serviço esteja disponível na plataforma do órgão público. Sendo assim, no momento que o cidadão solicitar um serviço, o logotipo da plataforma será mostrado na página, bastando clicar nele e selecionar a forma de pagamento desejada, podendo ser Pix ou cartão de crédito.

Se o cidadão quiser realizar o pagamento via Pix, deverá abrir o aplicativo da instituição de pagamento e ler o QR Code com a câmera do celular. Além disso, também é possível copiar o código e colar no aplicativo. Dessa forma, após finalizar o pagamento, a comprovação será mostrada automaticamente na tela.

Já quem optar por pagar com cartão de crédito deve escolher um dos Prestadores de Serviço de Pagamento (PSP) apresentados. Nessa modalidade, pode incidir uma cobrança adicional de tarifa.

Ademais, o contribuinte também poderá parcelar o débito no cartão de crédito. Todavia, o órgão público receberá o valor à vista. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com