Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tirar CNH poderá custar apenas 20% do preço atual

Sua CNH poderá custar até 80% mais barato. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Se você está pensando em tirar sua carteira de motorista, então talvez seja melhor esperar um pouco. Isso porque atualmente existe uma proposta em trâmite no Senado Federal que pode dar um desconto de até 80% na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. Quer saber como isso funciona e quem poderá se beneficiar, caso o projeto passe? Então, confira mais a seguir!

CNH poderá custar até 80% mais barato: saiba como

A proposta em questão diz respeito ao Projeto de Lei 6485, de 2019. O texto é de autoria da senadora Kátia Abreu, do PDT de Tocantins. Segundo ele, a proposta é colocar um fim à obrigatoriedade de autoescolas para realizar o processo de emissão da CNH nas categorias A e B. Portanto, na prática, isso significa uma CNH até 80% mais em conta.

De acordo com a senadora Kátia Abreu, a ideia é justamente acabar com a obrigatoriedade de passar pelas autoescolas para fazer a carteira de motorista. Neste cenário, as provas teóricas e práticas seguem sendo obrigatórias, mas os interessados poderiam contar com instrutores independentes, escolhidos por eles. Também estudariam por conta própria para passar na prova.

Esse tipo de processo existe de forma similar em países mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos, por exemplo. Por lá, o motorista pode ser ensinado pelo pai, por exemplo, a dirigir. Assim, quando se sentir pronto, o aluno faz a prova prática. A ideia é também tornar a CNH algo mais acessível para pessoas de baixa renda.

Por fim, o valor atual de uma carteira de motorista pode chegar a até R$ 3 mil, em alguns estados. E essa obrigatoriedade de frequentar as aulas pela autoescola representa cerca de 80% deste valor total. Atualmente, a proposta da senadora está em trâmite no Senado, e segue agora para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ainda não há previsão para aprovação do projeto pelo Congresso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.