Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Janja poderosa: primeira-dama dá a palavra final em várias áreas do governo

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, tem marcado presença em decisões importantes do governo e gerado desavenças. Saiba mais!

A primeira-dama e socióloga Rosângela Silva, também conhecida como Janja, tem obtido destaque nos primeiros meses de governo do terceiro mandato do marido, Luiz Inácio Lula da Silva. Contudo, sua empreitada de “ressignificar” a posição tem gerado desconforto entre alguns aliados do presidente.

Isso pois ela possui voz ativa em várias questões da administração e alguns consideram que Janja tem causado alguns entraves em relação à articulação política do governo. Nesse sentido, saiba mais sobre o assunto a seguir, com informações exclusivas do Estadão.

Janja tem voz ativa em questões governamentais

Longe de ser uma primeira-dama com presença opaca, Janja tem demonstrado que gosta e quer se envolver em questões do governo, inclusive dando palpites em relação ao que deve ou não ser feito pela gestão atual.

Janja teria, assim, tentado ter um cargo no Planalto, ainda durante a transição de governo, após as eleições de 2022. Porém, aliados alertaram Lula sobre um possível “nepotismo”. Hoje, ela possui uma sala no terceiro andar do Palácio do Planalto, próxima à do presidente.

Assim, ela estaria participando de reuniões com ministros e opinando em assuntos econômicos, sociais e políticos. Segundo o apurado pelo Estadão, Janja até barraria propostas, como propagandas, por exemplo, que não vão ao ar se ela não autorizar.

Primeira-dama causa desavenças

Contudo, a forma como Janja interfere em questões do governo tem gerado insatisfação entre alguns membros da gestão. Interlocutores dizem que ela tenta intervir em conversas entre ministros e Lula, como na vez em que ela teria dito para Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, não levar mais problemas sobre articulação política ao presidente.

Até Jacques Wagner, líder do governo no Senado, segundo o apurado pelo Estadão, alertou Lula sobre as participações de Janja no debate político. Contudo, ao que parece, o presidente logo disse que não gostaria de ouvir esse tipo de crítica sobre a atuação da esposa.

Por fim, Janja marca presença de diversas formas, inclusive nas redes sociais, onde compartilha momentos de viagens, ações do governo, entre outros assuntos.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil