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Justiça bate martelo e banco é forçado a devolver dinheiro perdido por idoso em golpe

Uma instituição financeira foi condenada porque um cliente idoso foi vítima de um golpe e teve prejuízo; confira o caso.

Uma instituição financeira que não teve o nome revelado, foi condenada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), devido a um golpe financeiro que causou prejuízos a um cliente. O idoso estava pagando por um empréstimo de R$ 59,1 mil, que ele não solicitou. Além disso, R$ 8,8 mil foram movimentados de sua conta bancária. A condenação se dá em vista da falha de segurança da instituição financeira.

Nesse sentido, a suspeita de fraude financeira deveria ser identificada e notificada à vítima. Mas, afinal, como esse golpe aconteceu? Confira os detalhes do caso a seguir.

Como o idoso caiu no golpe? 

Através de uma ligação telefônica, alguém se fez passar por funcionário de banco, enganando, portanto, o idoso. Isso ilustra de maneira típica a tática de engenharia social usada em golpes. 

Idoso em frente ao notebook, segurando um cartão de crédito, com expressão de preocupação.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Nessa técnica, o criminoso se aproveita da confiança e do desconhecimento da vítima para adquirir dados pessoais e autorizações inapropriadas de uma conta bancária, por exemplo. Apesar do idoso autorizar o limite de transações, mesmo assim a culpa do golpe ficou com o banco.

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A ministra do STJ, Nancy Andrighi, encarregada do processo, destacou que, mesmo que o idoso tenha elevado seu limite de transações, o golpista realizou a contratação do empréstimo e utilizou os fundos da conta corrente da vítima.

Entenda como se proteger de fraudes

  • Desconfie de ofertas que prometem enriquecimento rápido, prêmios milagrosos ou oportunidades de investimento com altos retornos sem risco;
  • Nunca compartilhe informações pessoais, como números de documento, senhas, detalhes do cartão etc.;
  • Use informações de contato oficiais, como números de telefone do site oficial da empresa ou do banco;
  • Não clique em links ou abra anexos de e-mails ou mensagens suspeitos;
  • Se alguém entrar em contato por telefone e pedir informações pessoais ou financeiras, mesmo que afirme ser de uma instituição legítima, desligue e ligue para a empresa usando um número de telefone que você confie.

Imagem: fizkes / shutterstock.com