Justiça responsabiliza Itaú após cliente cair em golpe do Pix; entenda o caso
A justiça entendeu que o Itaú foi responsável pelo grande prejuízo financeiro que seu cliente sofreu após cair em golpe do pix; entenda.
Um cliente do Itaú foi vítima do golpe do Pix e, em vista do prejuízo de R$ 15 mil, a justiça responsabilizou a instituição financeira. Neste caso, o banco recebeu a culpa porque os golpistas tinham todas as informações bancárias da vítima.
Segundo os detalhes apresentados no processo, o cliente recebeu uma ligação em 1º de janeiro do ano passado, às 19h08, de alguém que se identificou como funcionário do Itaú. O criminoso alegou que houve lançamentos indevidos na conta da vítima.
Nesse momento, eles orientaram a vítima a reembolsar o montante. O advogado Pedro Sérgio dos Santos, que representa o cliente do banco, comentou que antes da vitória judicial houve duas tentativas anteriores, até que, por fim, a justiça responsabilizasse o Itaú.
Itaú falhou na prestação de serviço após golpe do Pix
Na decisão, o desembargador Marcus da Costa Ferreira argumentou que o Itaú falhou em prestar um serviço seguro ao seu cliente. Isso porque o banco se mostrou negligente ao permitir que outras pessoas tivessem acesso aos dados do cliente.
O desembargador enfatizou que a instituição financeira não percebeu a mudança repentina no padrão de movimentação da conta bancária da vítima. Durante o golpe, foram realizadas várias operações após as 19h em valores de R$ 4.900, R$ 4.950 e R$ 4.990. Esse comportamento não era habitual da vítima.
Veja também:
Seu banco pode te dar direito a ‘furar’ filas e você não sabe: confira e não perca mais tempo
Como resultado, a justiça revogou a decisão anterior que isentava o Itaú das responsabilidades do prejuízo. Com a nova decisão, será preciso reavaliar as sentenças anteriores, embora ainda não tenha sido determinada a penalização da instituição financeira.
O banco reforçou as questões de segurança em nota
O Itaú enfatizou sua dedicação à segurança e aconselhou que os clientes não atendam a mensagens SMS ou ligações que solicitem informações pessoais, documentos, estornos ou transferências.
Em caso de abordagem suspeita, os clientes devem entrar em contato com a central de atendimento do banco, preferencialmente por meio de um número oficial, ou contatar seu gerente bancário.
Por fim, o banco também ressaltou que, se alguém for vítima de golpe ou fraude, é crucial entrar em contato imediato com a instituição. Assim será possível bloquear temporariamente senhas, produtos ou serviços. Por fim, também é importante registrar um boletim de ocorrência.
Imagem: Joa Souza / shutterstock.com