Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Líderes financeiros definem regras para moedas digitais (CBDCs)

Na última quarta-feira (13), o G7, grupo forma pelas sete maiores economias do mundo, criaram novas regras para as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs). De acordo com a reunião de líderes financeiros, a forma de dinheiro emitido pelo Estado deve apoiar e não prejudicar, a estabilidade monetária e econômica nacional. Além disso, precisa seguir “rigorosos padrões”.

Regulamentação de criptomoedas: como o mercado brasileiro se posiciona?

Líderes financeiros definem regras para moedas digitais (CBDCs)

As moedas digitais estatais seguem sendo estudadas e desenvolvidas por vários países no mundo. Inclusive no Brasil. Enquanto o Brasil deve lançar o projeto do real digital entre 2023 e 2024, o euro digital deve estar disponível até 2026. Ademais, uma versão digital do dólar ainda segue em estudo no Senado americano. Entretanto, há também exemplos concretos de CBDCs que já estão em operação, como acontece na China e na Nigéria.

Diante dos impactos desses projetos de moedas digitais estatais para a economia e para o sistema financeiro global, as autoridades monetárias de todo o mundo buscam alinhar normas para as CBDCs. Em suma, os representantes do Canadá, da França, da Alemanha, da Itália, do Japão, do Reino Unido e dos Estados Unidos concordaram que uma moeda digital estatal complementaria a estrutura monetária nacional.

Além disso, o grupo entende que esse novo tipo de dinheiro pode servir como um ativo de liquidação seguro, e como uma “âncora” para o sistema de pagamentos. Por outro lado, existem alguns cuidados e detalhes importantes a considerar. As moedas digitais deverão ser emitidas de forma que não agridam os padrões de privacidade, definidos por cada banco central.

Ademais, as moedas devem precisar se enquadrar nas normas de transparência, bem como as instituições devem se responsabilizar pela proteção total dos dados dos usuários. De acordo com os líderes financeiros do G7, “Qualquer moeda digital do banco central deve ser baseada em compromissos públicos de longa data com transparência, estado de direito e governança econômica sólida”.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Seu Crédito Digital