Lista obrigatória do Minha Casa Minha Vida: veja todos os documentos exigidos
O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional que ajuda as famílias a comprarem a casa própria. Veja quais documentos são necessários
Em fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou um dos principais programas criados por ele durante seus outros mandatos, o Minha Casa, Minha Vida. Assim, uma das principais novidades é o retorno da Faixa 1 do programa, que a partir de agora contemplará famílias com renda bruta de até R$ 2.640,00.
Além disso, agora, imóveis usados podem ser financiados através do programa habitacional, o que até então não era permitido. Ademais, o Minha Casa, Minha Vida passa a contemplar famílias com renda bruta de até R$ 8 mil.
Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida?
Entre os requisitos para participar do Minha Casa, Minha Vida estão as faixas de renda em áreas urbanas e também nas áreas rurais. Confira:
Áreas urbanas
- Faixa 1: até R$ 2.640,00;
- Faixa 2: de R$ 2.640,01 até R$ 4.400,00;
- Faixa 3: de R$ 4.400,01 até R$ 8.000,00.
Áreas rurais
- Faixa 1: até R$ 31.680;
- Faixa 2: de R$ 31.680,01 até R$ 52.800,00;
- Faixa 3: de R$ 52.800,01 até R$ 96 mil.
Documentos exigidos no Minha Casa, Minha Vida
As famílias que quiserem comprar a casa própria por meio do programa habitacional terão que apresentar os seguintes documentos na Caixa Econômica Federal:
Do comprador:
- CPF;
- RG;
- CNH, se tiver;
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Certidão de Nascimento, se for solteiro;
- Certidão de Casamento, se for casado;
- Holerites dos três últimos meses trabalhados;
- Última declaração de Imposto de Renda;
- Comprovante de residência.
Da obra:
- Declaração elétrica e de esgoto;
- Descrição orçamentária da obra;
- Documentos da construtora ou responsável pela obra, como RG, CPF e CREA;
- Matrícula da obra;
- Memorial descritivo do projeto registrado em cartório;
- Projeto arquitetônico, de execução e complementar;
- Projeto e alvará de construção aprovados.
Do imóvel
- Certidão de logradouro emitida pela prefeitura;
- Instrumento particular/contrato de compra e venda do imóvel;
- Matrícula do imóvel atualizada.
Imagem: Equipe Seu Crédito Digital