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Lista obrigatória do Minha Casa Minha Vida: veja todos os documentos exigidos

O Minha Casa, Minha Vida é um programa habitacional que ajuda as famílias a comprarem a casa própria. Veja quais documentos são necessários

Em fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou um dos principais programas criados por ele durante seus outros mandatos, o Minha Casa, Minha Vida. Assim, uma das principais novidades é o retorno da Faixa 1 do programa, que a partir de agora contemplará famílias com renda bruta de até R$ 2.640,00.

Além disso, agora, imóveis usados podem ser financiados através do programa habitacional, o que até então não era permitido. Ademais, o Minha Casa, Minha Vida passa a contemplar famílias com renda bruta de até R$ 8 mil.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? 

Entre os requisitos para participar do Minha Casa, Minha Vida estão as faixas de renda em áreas urbanas e também nas áreas rurais. Confira:

Áreas urbanas

  • Faixa 1: até R$ 2.640,00;
  • Faixa 2: de R$ 2.640,01 até R$ 4.400,00;
  • Faixa 3: de R$ 4.400,01 até R$ 8.000,00.

Áreas rurais 

  • Faixa 1: até R$ 31.680;
  • Faixa 2: de R$ 31.680,01 até R$ 52.800,00;
  • Faixa 3: de R$ 52.800,01 até R$ 96 mil.

Documentos exigidos no Minha Casa, Minha Vida

As famílias que quiserem comprar a casa própria por meio do programa habitacional terão que apresentar os seguintes documentos na Caixa Econômica Federal:

Do comprador:

  • CPF;
  • RG;
  • CNH, se tiver;
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Certidão de Nascimento, se for solteiro;
  • Certidão de Casamento, se for casado;
  • Holerites dos três últimos meses trabalhados;
  • Última declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de residência.

Da obra:

  • Declaração elétrica e de esgoto;
  • Descrição orçamentária da obra;
  • Documentos da construtora ou responsável pela obra, como RG, CPF e CREA;
  • Matrícula da obra;
  • Memorial descritivo do projeto registrado em cartório;
  • Projeto arquitetônico, de execução e complementar;
  • Projeto e alvará de construção aprovados.

Do imóvel

  • Certidão de logradouro emitida pela prefeitura;
  • Instrumento particular/contrato de compra e venda do imóvel;
  • Matrícula do imóvel atualizada.

Imagem: Equipe Seu Crédito Digital