Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Loja de materiais de construção C&C terá que fechar várias unidades; entenda

A C&C já deu início às demissões e, até o final de 2023, deve fechar diversas lojas. Entenda a situação da varejista!

A consultoria Galeazzi foi contratada para reestruturar a rede de material de construção C&C. Nesse sentido, conforme o Valor, após um mapeamento, realizado por 60 dias na varejista, foi constatado que é necessário que pelo menos um terço das lojas sejam fechadas.

Embora a C&C tenha sido colocada à venda, ela não atraiu nenhum interessado. Diante disso, as herdeiras da varejista contrataram a consultoria Galeazzi para fazer um diagnóstico na companhia. Essa conta com 36 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Mais sobre a C&C

Fundada em 2000, a C&C (Casa e Construção) é a maior companhia brasileira do setor varejista de produtos para construção, reforma e decoração. Ela faz parte do Grupo Alfa, do banqueiro Aloysio de Andrade Faria, falecido em 2020. 

Embora Aloysio resistisse à ideia de se desfazer do negócio, suas filhas nunca participaram ativamente dos empreendimentos do pai e colocaram a C&C à venda, assim como o Banco Alfa, que foi comprado pelo Banco Safra por R$ 1 bilhão. Também foram vendidos, pelas herdeiras, o teatro Alfa e um hotel, que se tornará um complexo de entretenimento.

Por fim, a família também possui a Agropalma, empresa produtora de óleo de palma. Esse é outro investimento que não está atraindo interessados, além da rede de sorveteria La Basque, que deverá ser negociada pelas herdeiras em breve.

Demissões e fechamento de lojas

De acordo com uma apuração do Valor, devido ao faturamento abaixo de R$ 1 bilhão, a C&C já deu início às demissões de executivos da corporação e, até o final de 2023, deve encerrar pelo menos 12 de suas unidades. 

Nesse sentido, a consultoria entendeu que o modelo de estabelecimentos grandes para varejistas de material de construção não funciona mais entre os consumidores. Dessa forma, quase um terço das unidades da empresa é deficitária.

Imagem: Divulgação/C&C