Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula critica elite brasileira e elogia China, mas diz que Brasil terá ‘ano de colheita’

Lula anuncia inspiração na China e investimento bilionário em educação no Brasil. Saiba mais sobre o transformador plano do presidente.

Em Salvador, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou recentemente sobre a transformação econômica da China. Segundo ele, o país, que até pouco tempo tinha o Produto Interno Bruto (PIB) menor que o do Brasil, hoje é uma das maiores economias globais.

Lula ressaltou que a revolução da China se sustentou, principalmente, no investimento em educação. No entanto, afirmou que a elite brasileira nunca teve a intenção de educar o povo. Nesse sentido, o presidente informou que o governo brasileiro tem planos de seguir um caminho semelhante ao chinês.

Lula anuncia investimento bilionário em educação

Presidente Lula discursando com microfone
Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com

A saber, estão previstos investimentos na ordem de R$ 45 bilhões em educação, ciência e tecnologia para o Brasil, até 2026, de acordo com o Ministério da Educação. Inicialmente, os recursos serão destinados para a finalização de obras de creches e escolas que se encontram inacabadas.

Veja também: PicPay está liberando cartões de crédito Black e Platinum com 1 ano de anuidade grátis; saiba mais

Posteriormente, o investimento incluirá a construção de institutos federais, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além da modernização das estruturas já existentes.

Um “ano de colheita” para o Brasil

Além disso, o presidente anunciou também a intenção de que 2024 seja um “ano de colheita” para o Brasil. O plano envolve viagens por todo o território nacional para participar de inaugurações de obras ou lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento).

“Nós vamos colher muitas das coisas que nós plantamos [no ano passado]”, comentou Lula. O Brasil, segundo ele, foi “pego” quase destruído com milhares de obras paralisadas, desde creches e escolas até universidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais.

Para começar essa nova jornada, Lula iniciou um roteiro de visitas pelo Nordeste do país. Apenas em 2023, ele já visitou 24 países, agora, deve focar nas viagens nacionais. Na última quinta-feira (18), a agenda do presidente incluía compromissos em Salvador e Paulo Afonso, ambas as cidades localizadas no estado da Bahia.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com