Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula dá cargo especial para ex-presidente da Caixa Econômica

Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, foi anunciada como secretária-executiva na Secretaria-Geral da Presidência

Na última quarta-feira (28), Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, foi anunciada pelo deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE), como secretária-executiva na Secretaria-Geral da Presidência no governo Lula, pasta a qual o deputado petista irá chefiar.

Assim, durante a transição de governo, Coelho fez parte da elaboração de um relatório feito por funcionários e ex-dirigentes da Caixa, onde foram apresentadas propostas para a instituição no próximo governo, que foi entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dessa forma, entre as propostas, consta a intenção de universalizar o cartão de débito do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.

“É uma executiva reconhecida no país e com muita sensibilidade na relação com os movimentos sociais. Vai nos ajudar a reconstruir o processo de participação popular no país” afirmou Márcio Macêdo, futuro ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Conselho

À vista disso, Márcia Macedo, em entrevista à Folha, defendeu que haja a criação de um conselho de participação social. Além disso, afirmou que os movimentos sociais poderão levar suas reivindicações ao Palácio do Planalto, sempre que preciso.

Ministro que já foram anunciados

Por fim, ao longo das últimas semanas, diversos ministros já foram anunciados para compor o 3º mandato de Lula, que toma posse no próximo domingo (1º). Confira:

  1. Advocacia-Geral da União: Jorge Messias;
  2. Casa Civil: Rui Costa (PT);
  3. Ciência e Tecnologia: Luciana Santos (PCdoB);
  4. Controladoria-Geral da União: Vinicius de Carvalho;
  5. Cultura: Margareth Menezes;
  6. Defesa: Jorge Múcio;
  7. Desenvolvimento Social: Wellington Dias (PT);
  8. Direitos Humanos: Silvio Almeida;
  9. Educação: Camilo Santana (PT);
  10. Fazenda: Fernando Haddad (PT);
  11. Igualdade Racial: Anielle Franco;
  12. Indústria e Comércio: Alckmin (PSB);
  13. Justiça: Flávio Dino (PSB);
  14. Gestão: Esther Dweck;
  15. Mulher: Cida Gonçalves;
  16. Planejamento: Simone Tebet: (MDB);
  17. Portos e Aeroportos: Márcio França (PSB);
  18. Relações Institucionais: Alexandre Padilha (PT);
  19. Saúde: Nísia Trindade;
  20. Secretaria-Geral da Presidência: Márcio Macêdo (PT);
  21. Trabalho: Luiz Marinho.

Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil