Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula diz que com dinheiro tem que rediscutir limite de gastos

Aumento na arrecadação motiva presidente Lula a discutir revisão de teto de gastos e o governo expressa otimismo com a economia. Saiba mais!

O atual presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou em uma reunião no Palácio do Planalto na última quinta-feira, 7 de março de 2024, que estima-se uma elevação na arrecadação este ano. Dessa forma, o incremento de fundos, segundo Lula, gerará um debate com o Congresso Nacional sobre a possibilidade de alterar o atual teto de gastos públicos.

Sendo assim, Lula expressou otimismo com o crescimento percebido na economia e com os investimentos realizados pelo governo federal e os bancos públicos. Além disso, ele afirma que, se os investimentos internacionais se materializarem, haverá crescimento econômico e geração de empregos.

Lula fala sobre o crescimento na economia brasileira

Presidente Lula discursando com microfone
Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com

“Eu nunca vi tanta expectativa em relação ao Brasil quanto estou vendo neste momento […] Não tem porque não acreditarmos que o Brasil voltará a fazer parte das principais economias do planeta Terra”, apontou o presidente.

Ademais, o Marco Fiscal, aprovado pelo Congresso em agosto de 2023, possui regras tachadas de flexíveis. Além disso, diminuem o incentivo para que o governo corte despesas. Entre elas, a regra que estipula que os gastos sempre crescerão acima da inflação.

Este crescimento varia entre 0,6% e 2,5%. Deste modo, se houver um superavit acima do previsto, o governo terá a possibilidade de usar 70% do excedente em investimentos. No entanto, mesmo com a expectativa de aumento na arrecadação, o governo ainda discute quanto terá que contingenciar do Orçamento para se manter dentro da meta de deficit primário.

Viagens e fiscalizações de obras

Lula relatou que nas próximas semanas irá realizar viagens pelo país a fim de fiscalizar se as obras anunciadas por seu governo estão em andamento. De acordo com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, os destinos das viagens de Lula incluem Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Veja também:

Governo não pagará o Auxílio Gás em março; confira o motivo

Em resumo, o governo federal parece caminhar com estratégias otimistas, e planeja discutir a flexibilização do teto de gastos em meio a um contexto de arrecadação crescente. Diante dessas expectativas, o presidente Lula crava uma agenda de viagens para acompanhar pessoalmente o progresso de projetos governamentais pelo Brasil.

Imagem: Isaac Fontana / shutterstock.com