Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula faz esclarecimento importante sobre a Caixa e o Banco do Brasil

O presidente Lula fez uma declaração importante envolvendo instituições financeiras públicas, como a Caixa e o Banco do Brasil. Confira!

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um importante esclarecimento sobre os bancos públicos nesta sexta-feira (01). Isso aconteceu porque ele voltou a criticar as elevadas taxas de juros praticadas pelo Banco Central (BC).

A declaração de Lula ocorreu durante uma cerimônia comemorativa no Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. Nesse sentido, ele enfatizou mais uma vez a importância de instituições como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Para saber mais, continue lendo.

Lula volta a criticar taxa de juros do BC

Imagem do presidente Lula com as mãos repousadas sobre um microfone, e expressão facial séria
Imagem: Marcelo Chello / shutterstock.com

Lula enfatizou o desejo de “continuar lutando” em relação à alta taxa de juros que o BC está praticando no momento. Segundo o presidente, durante o evento, “o juro ainda está alto porque 2,16 ao mês é muita coisa, dá quase 30% ao ano, porque é juro sobre juro”.

Com isso, ele aproveitou para mostrar a importância dos órgãos financeiros públicos em relação aos bancos privados. “A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Basa, o BNB e o BNDES só têm sentido existir se for para fazer as coisas diferentes do que fazem os bancos privados. […] Temos que ter dinheiro para investir e dinheiro para ser investido a juros barato”.

O perfil oficial do presidente na rede social X, antigo Twitter, repercutiu essa fala de Lula, acrescentando que essas instituições são importantes para o investimento em energia verde e para a industrialização. Confira a publicação a seguir.

Presidente do BC também é alvo de críticas


Além das taxas de juros, Lula não abre mão de criticar o atual presidente da autoridade financeira do país, Roberto Campos Neto. Durante o evento em Fortaleza, o chefe de estado brasileiro lembrou que Campos Neto foi indicado pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro. Assim, também declarou que o BC deve atuar de forma autônoma.

Veja também:

Após queda em índice de preço, inquilinos poderão pedir redução no valor do aluguel?

Lula ainda afirma que “não há mais interferência da Presidência da República” no Banco Central e que, se Campos Neto conversa com alguém, não é com o atual chefe de estado, mas “com quem o indicou.

Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com