Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula ganha mais de 1.400 presentes desde que voltou a ser presidente; veja alguns itens

O presidente Lula já recebeu mais de 1.400 presentes desde o início de seu mandato, em janeiro deste ano. Clique e saiba mais!

Desde o início do seu mandato, em janeiro, o presidente Lula já recebeu mais de 1.400 presentes. Na lista, há itens exclusivos de diversos países, além de presentes dados pelos próprios cidadãos brasileiros, que compõem a maior parte.

Dentre esses presentes, os recebidos de brasileiros representam 876 objetos, que variam desde suplementos alimentares até prendedores de roupas. Além disso, o presidente também recebeu diversos presentes de empresas, incluindo várias camisetas de times de futebol diferentes.

Quais foram os presentes que Lula recebeu

lula decreta aumento salarial
Imagem: Wagner Vilas / Shutterstock.com

Além disso, o presidente Lula recebeu presentes de outras nações. A China lidera a lista, com 31 itens diferentes, incluindo um vaso ornamental da Huawei, um quimono da Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU) e uma escultura.

e outros países, ele ganhou 16 brindes, incluindo quadros e outras peças de Angola, além de pares de tênis e binóculos do Japão. Quando esteve na Arábia Saudita, o presidente Lula recebeu um porta-documentos do primeiro ministro e príncipe do país, Mohammed bin Salman. Enquanto esteve na Rússia e na Ucrânia, recebeu uma caixa e um porta-documentos.

Veja também: Mais de 1 milhão de pessoas deixaram de ser MEI neste ano

A lista de presentes de Lula também inclui artigos e itens deixados por celebridades. Por exemplo, quando a banda Coldplay esteve no país, em março, o vocalista Chris Martin deixou um violão autografado para o presidente. Já o ganhador do Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, presenteou o presidente Lula com dois livros.

Como é a legislação para presentes aos presidentes?

Desde 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) estabelece que todos os presentes, independentemente de quando e como foram entregues, devem permanecer no acervo da União. Assim, eles não se tornam patrimônio particular do presidente ao fim do mandato, exceto por alguns itens de uso pessoal, como perfumes, camisetas e alimentos.

Assim como Jair Bolsonaro, que teve de devolver todos os itens que recebeu durante o seu mandato, Dilma Roussef e Lula também retornaram alguns presentes. O que não foi devolvido à União foi pago por cada um dos indivíduos.

Imagem: Wagner Vilas / Shutterstock.com