Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula ‘persona non grata’: quais as consequências para o Brasil após fala sobre Israel?

O presidente Lula expressou uma opinião polêmica em relação a Israel. Saiba mais sobre as possíveis consequências disso!

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou um alvoroço internacional após comparar as ações de Israel contra palestinos na Faixa de Gaza ao holocausto promovido pelos nazistas contra os judeus.

Esta comparação, embora controversa, ressoou fortemente, considerando o horror do holocausto, durante o qual mais de 6 milhões de pessoas foram exterminadas. Continue a leitura para saber mais informações sobre a repercussão dessa fala.

Quais consequências podem ser geradas após fala de Lula sobre Israel?

Lula sentado segurando um microfone durante entrevista.
Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com

Após a declaração, o governo israelense reagiu rapidamente, submetendo o embaixador brasileiro em Tel Aviv a uma reprimenda pública. Logo depois, Israel declarou Lula como “persona non-grata”, uma indicação diplomática que a pessoa não é bem-vinda no país. Como resposta, Lula convocou o embaixador Frederico Meyer de volta ao Brasil.

Para o cientista político Guilherme Casarões, ao podcast ‘O Assunto’, é incerto até que ponto Israel pode levar a tensão diplomática. Sendo assim, sua desconfiança quanto à capacidade de Israel de sustentar uma oposição forte o bastante para levar ao agravamento das relações diplomáticas ao ponto de romper laços com o Brasil. Ele afirmou que não acredita que isso possa ocorrer.

Além disso, também avaliou que Lula, com suas palavras, proporcionou uma oportunidade para Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, aproveitar.

Saiba mais sobre a opinião do especialista

Ainda sobre a relação de Lula com Netanyahu, Casarões destaca que o primeiro-ministro já havia experimentado uma série de desentendimentos com o presidente Lula desde o dia 7 de outubro. Isso se deu devido a declarações feitas por Lula e às posturas assumidas pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

Portanto, é possível enxergar uma continuidade deste estranhamento que resulta nesta mensagem forte do governo de Israel para o Brasil.

Veja também:

Caixa Tem vai fazer Pix de R$ 100 a R$ 1,4 mil a idosos e trabalhadores, veja quem recebe

Por fim, o cientista político explicou que o governo de Israel queria enviar uma mensagem forte ao governo brasileiro, essencialmente dando uma aula de história, o que indicava uma continuidade do distanciamento entre eles.

Imagem: Marcelo Chello / Shutterstock.com