Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula prepara medidas para conter explosão das contas de luz

Descubra como o governo Lula planeja reduzir os aumentos nas contas de luz dos consumidores brasileiros. Confira os detalhes!

O governo Lula planeja uma série de ações visando amenizar os aumentos recentes nas contas de luz dos brasileiros pertencentes ao mercado regulado. A saber, isso inclui consumidores residenciais e comerciais.

Esse segmento compreende a grande maioria dos usuários de energia no país. Tal medida é uma resposta ao fato de que esses consumidores têm financiado as isenções e condições especiais concedidas àqueles do mercado livre e de geração distribuída (GD).

Lula pretende conter aumentos nas contas de luz: Entenda a situação atual

Homem com uma lâmpada em cima de uma pilha de moedas, enquanto usa a calculadora
Imagem: Reprodução/ Freepik

Hoje, a conta de energia elétrica do consumidor brasileiro é composta por vários encargos e impostos que vêm crescendo nos últimos anos. Entre esses custos embutidos, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) tem se destacado.

A CDE é um fundo criado pelo governo federal com a finalidade de promover a universalização do serviço de energia elétrica. Além disso, pretende também garantir a competitividade de fontes de energia renováveis. A saber, o mercado regulado vem arcando com grande parte desses custos crescentes.

Demais consumidores

Por outro lado, aqueles consumidores que pertencem ao chamado “mercado livre”, que são em geral grandes consumidores, como indústrias e empresas que consomem mais de R$ 10 mil mensais; e produtores de geração distribuída (GD), que são os que produzem a própria energia, geralmente de fonte renovável, têm se beneficiado de isenções e condições especiais.

De maneira resumida, eles compram energia diretamente dos geradores e pagam apenas pela utilização da rede de distribuição.

O que o governo Lula pretende fazer?

A intenção do governo Lula é mudar essa dinâmica atual “virando uma chave”. Ações estão sendo preparadas com o objetivo de reduzir os impactos dessa situação na conta de energia dos consumidores do mercado regulado, que, em função da estrutura tarifária atual, acabam subsidiando esses benefícios concedidos ao mercado livre e de geração distribuída.

Em outras palavras, busca-se evitar que o consumidor residencial e do pequeno comércio continue pagando a conta da política de incentivos à energia renovável.

O valor das contas de luz

Contrariamente ao que tem ocorrido com a conta de luz dos brasileiros, o preço da energia produzida no Brasil tem caído nos últimos anos. Isso é um reflexo do alto investimento em geração de energia renovável, especialmente energia solar e eólica, que tem reduzido o preço da eletricidade no mercado livre.

Veja também:

Caixa: prazo para saque de até R$ 6.220 finaliza na quinta-feira (25)

Em suma, o anúncio oficial dessas medidas pelo governo Lula é aguardado com expectativa pelo mercado e pelos consumidores, que esperam sentir os impactos dessas ações já nas próximas faturas de energia elétrica.

Imagem: Reprodução/ Freepik