Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula quer lançar programa de oferta de crédito no início de 2024; veja se você será beneficiado

O Governo Federal de Lula planeja lançar um programa de oferta de crédito a mais brasileiros no ano que vem. Entenda!

O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva planeja lançar um novo programa de oferta de crédito aos brasileiros no começo do ano que vem. Dessa forma, os beneficiados seriam aqueles que estão nas classes mais baixas.

Logo, essas pessoas são as que se enquadram em classes como C, D e E. Ainda, eles são responsáveis por metade do consumo no país. Saiba mais informações sobre essa iniciativa do Governo Federal na sequência.

Governo Lula irá promoverá oferta de crédito para as classes mais baixas

Como conseguir empréstimo e crédito - 5 passos
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com

Atualmente, a demografia brasileira aponta que 76% dos cidadãos do país fazem parte das classes sociais C, D e E. A partir disso, Lula solicitou estudos ao Ministério da Fazenda e ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido como Conselhão, de acordo com informações disponibilizadas à CNN.

Dessa forma, o objetivo desta oferta de crédito é facilitar e tornar mais acessíveis as linhas de financiamento, numa tentativa de impulsionar a economia brasileira no próximo ano. O governo federal espera que o Produto Interno Bruto (PIB) encerre este ano com um aumento de 3%.

Contudo, o setor financeiro está trabalhando com uma expectativa de crescimento mais cautelosa, prevendo um crescimento de 2,85%. Para 2024, as previsões sugerem um ritmo de crescimento ainda menor. O Ministério da Fazenda está projetando um crescimento de apenas 2,2%. Por isso, Lula está avaliando a implementação de medidas de estímulo à atividade econômica, como a oferta de crédito.

Quais são os próximos passos do governo Lula?

A narrativa dentro do Palácio do Planalto é a de manter um percentual de crescimento razoável para garantir um clima de otimismo na economia. Pesquisas recentes sugerem uma ligeira queda na aprovação do governo do PT, especialmente em relação ao panorama econômico atual do país.

Dessa forma, a oferta de crédito para as classes mais baixas é uma política importante. Isso acontece porque Lula informou a um grupo de ministros que, no próximo ano, planeja concentrar seus esforços na política interna, com menos viagens ao exterior.

Veja também:

Santander faz alteração em cartão de crédito que beneficia os clientes; saiba mais

Assim, o foco principal também seria a implementação eficaz de iniciativas relançadas este ano, como o programa “Minha Casa, Minha Vida” e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da oferta de crédito.

Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com