Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula quer reduzir preços de alimentos e produtos; entenda o que deve ser feito

O presidente Lula discutiu a redução de custos de alimentos e produtos nesta segunda-feira (11). Saiba mais!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com membros do governo nesta segunda-feira (11). Logo, o objetivo do encontro foi discutir estratégias para a redução de custos dos alimentos e incentivo à produção agrícola.

Ademais, a reunião contou com a presença de Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, e Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Continue a leitura para mais informações!

Lula discutiu redução de preços de alimentos e produtos nesta segunda-feira (11)

Presidente Lula discursando com microfone
Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com

Segundo o presidente Lula, a agenda voltou-se para a discussão de ações que possam resultar no barateamento de produtos alimentícios e no estímulo à agricultura. Lula declarou em uma publicação no X (antigo Twitter) que o compromisso deles era trabalhar para resolver os problemas reais do povo brasileiro.

Vivendo um ano com eleições municipais, Lula busca se aproximar do setor do agronegócio. Essa movimentação se dá em um momento de busca por maior aprovação. Ainda, o ex-presidente Jair Bolsonaro também apresenta intenções de interação com esse grupo dominante.

Ademais, espera-se que nas próximas semanas Lula realize uma jornada pelo meio agrícola. Logo, ele visitará estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Sul. As visitas consistirão não apenas em visitas a obras em progresso, mas também para anunciar investimentos federais voltados para as necessidades de cada estado.

Futuras interações com empresários do agronegócio

Já no campo informal, Lula expressa interesse em realizar um churrasco na Granja do Torto, local da residência oficial da Presidência, para confraternizar com empresários do agronegócio.

O ministro da agricultura, Fávaro, já afirmou a boa receptividade do setor ao presidente Lula. Essa aceitação se reforçou pelos bons resultados do agronegócio sob a gestão do presidente, que aumentou a valorização do PIB do setor em 15,1% de 2022 para 2023.

Veja também:

We Coffee quer chegar a 12 lojas com investimento de R$ 25 milhões

Outro fator que motiva a iniciativa do presidente de buscar a redução no preço dos alimentos é a queda de sua popularidade, conforme apontado em pesquisas recentes da Quaest e do Ipec. Além disso, Lula também busca estabelecer mais diálogo com o Congresso para avançar em sua agenda política.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com