Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula quer reforma tributária e critica deduções do Imposto de Renda

O presidente eleito afirmou que fazer uma reforma tributária está entre as prioridades de seu governo.

Na última terça-feira (13), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante discurso, que fazer uma reforma tributária é uma das prioridades de seu governo.

O discurso do petista aconteceu no evento final dos trabalhos dos grupos temáticos da equipe de transição de governo. A cerimônia de encerramento foi feita no Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, em Brasília.

Novo governo deve fazer reforma tributária

Durante sua fala, Lula criticou como são feitas as deduções do Imposto de Renda. O presidente eleito citou a possibilidade de deduzir despesas médicas, alegando que a conta recai sobre a parcela mais pobre da população.

“Vejam a contradição, e não digam que eu sou radical. Eu faço exame todo ano e todo ano o que eu gasto, eu desconto no Imposto de Renda. Portanto, quem está pagando o tratamento que nós temos, é o pobre que não tem direito neste país. É o pobre que não tem especialista e plano de saúde”, destacou.

Para Lula, uma reforma tributária deve ser pensada para que se corrijam as “injustiças centenárias” presentes no Brasil. O fim das deduções vem sendo discutido desde os tempos de campanha e seguiu sendo debatido pela equipe de transição de governo.

Fim das deduções do Imposto de Renda

Apesar de ser trabalhada pela equipe do presidente eleito, que assume a partir de 1° de janeiro, a possibilidade da medida do fim das deduções pode não ser realizada no início do mandato de Lula. Isso porque o feito da reforma tributária geraria de imediato um descontentamento da classe média com a presidência do petista.

No entanto, de acordo com o indicado ao cargo de ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já no início de 2023 será encaminhado ao Congresso o andamento de uma reforma já proposta. 

O texto em questão foi apresentado pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), elaborado em conjunto com o economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, o CCIF.

O texto defende que sejam realizadas mudanças que simplifiquem a cobrança de impostos no Brasil. Apesar disso, o material não cita uma diminuição da carga tributária. A PEC propõe a substituição de cinco tributos por um só.

Imagem: Isaac Fontana/shutterstock.com