Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula se emociona e chora em diplomação: ‘É a certeza de que Deus existe’

Ao relembrar vitória em eleição de 2002, em que era atacado por ainda não ter diploma de formação, o presidente Lula chorou.

Luiz Inácio da Silva (PT) se emocionou nesta segunda-feira, dia 12, durante cerimônia de diplomação como presidente eleito, que aconteceu no Plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O presidente eleito chorou ao rememorar o ano de 2002, quando venceu pela primeira vez as eleições, e era bastante criticado por não possuir diploma universitário.

Lula chora em cerimônia de diplomação

“Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário”, discursou o presidente durante o evento.

Lula aproveitou para dedicar o diploma a todos os seus eleitores, em agradecimento por mais uma vitória: “Esse diploma que eu recebi não é o diploma do Lula presidente. É o diploma de uma parcela do povo que reconquistou o direito de viver em democracia nesse país”, relatou emocionado.

O petista finalizou ainda, enquanto os presentes aplaudiam, com a seguinte frase: “Quem passou pelo que passei, estar aqui agora, é a certeza de que Deus existe”.

Nomes que marcaram presença no evento

Estiveram presentes no evento nomes como José Sarney, Dilma Rousseff, Rodrigo Pacheco, Arthur Lira, além da esposa de Lula, Janja Silva, o vice-presidente Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin.

Solenidade de Diplomação

O evento em questão, chamado de diplomação, é a cerimônia realizada pela Justiça Eleitoral que assegura a vitória do candidato eleito pelo povo, e enfatiza a prontidão do presidente para assumir o cargo.

Geralmente, o evento acontece com data próxima ao dia 19 de dezembro, porém, a pedido do novo presidente e de sua equipe, o Tribunal Superior Eleitoral adiantou a cerimônia.

A intenção da equipe de Lula ao pedir o adiantamento da diplomação é acalmar os eleitores inconformados com o resultado das eleições. A esperança é que cessem as manifestações que vem acontecendo no país na frente dos quartéis de diversos estados.

A posse oficial do novo governo acontecerá no dia 1º de janeiro de 2023.

Imagem: Wagner Vilas / shutterstock.com