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Lula surpreende os brasileiros ao revelar que deve gastar R$ 200 milhões com redes sociais

Governo planeja intensificar atividades no meio digital. Licitação deve ser feita ainda neste ano.

O governo Lula planeja intensificar sua presença nas redes sociais. Através da Secretaria das Comunicações (Secom), a ideia é reforçar a comunicação do presidente, com um investimento de R$ 200 milhões para a contratação de quatro empresas para ações na internet. O plano tem previsão de início em 2024.

O objetivo é propagar prestações de serviço e publicidades institucionais. Além disso, o governo planeja implementar o impulsionamento desses conteúdos, identificando onde eles têm maior impacto concentrado. A licitação para viabilização do projeto está programada para ser lançada ainda neste ano.

Orçamento do governo Lula

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, afirmou que ainda não definiram o valor da licitação, pois a Secretaria está respondendo às demandas do Ministério das Comunicações e de outras áreas do governo. O principal fator que irá determinar o investimento exato será o orçamento para 2024.


De acordo com membros do governo, os cálculos iniciais indicam que um investimento de R$ 240 milhões atenderia a todos os serviços listados. Fontes relatam que esse valor estaria incluso no orçamento total da Secom, de R$ 1,2 bilhão para o próximo ano. O plano já teria sio entregue à Casa Civil. Apesar de desejar uma maior presença no meio digital, Lula já afirmou que descartaria o orçamento inicial apresentado.

Áreas contempladas

No contrato, também seriam detalhadas todas as áreas do governo atendidas pelo investimento. Além do Palácio do Planalto, a Casa Civil, Secretaria-Geral da Presidência, Relações Internacionais e Vice-Presidência da República também receberiam parte do orçamento.

Outros órgãos, que não possuem contratos próprios de administração de redes sociais também receberiam benefícios. Segundo Pimenta, eles devem desenvolver o plano para atender às necessidades da Secom, pois a pasta foi extinta durante a gestão de Jair Bolsonaro, o que impediu a existência de contratos para o meio digital. O prazo para o governo enviar, ao Congresso Nacional, a proposta de orçamento federal termina no próximo dia 31.

Imagem: Twin Design/ Shutterstock