Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mães solteiras vão ganhar valor extra ainda em 2022?

A proposta visa amparar mães solteiras de baixa renda com um pagamento permanente de R$ 1.200.  Saiba mais detalhes.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Criado pelo ex-deputado Assis Carvalho (PI) e pela deputada Erika Kokay (PT-DF), o Projeto de Lei 2.099/20 está em trâmite na Câmara desde 2020. A proposta visa amparar mães solteiras de baixa renda com um pagamento permanente de R$ 1.200. 

No entanto, dificilmente este benefício será pago ainda em 2022, já que o projeto ainda precisa da aprovação da Comissão de Finanças e Tributação, assim como da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Até então, a única Comissão que aprovou a medida foi a Comissão dos Direitos da Mulher. Contudo, caso todas as comissões aprovem o auxílio para mães solteiras, o texto da proposta seguirá para votação no Plenário do Senado Federal.

Além disso, estamos em ano de eleições, e a lei eleitoral não permite que novos benefícios sejam criados nesse período. 

Requisitos para receber o benefício para mães solteiras

Para receber o Auxílio Permanente, as mães solteiras chefes de família precisam cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Não ter emprego formal ativo;
  • Não receber nenhum benefício previdenciário ou assistencial e nem ser beneficiária do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal. Incluindo o Auxílio Brasil, que será suspenso durante o recebimento do Auxílio Permanente;
  • Ter renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário-mínimo ou a renda familiar mensal total de até 3 salários mínimos;
  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Ser microempreendedora individual (MEI); contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social; ou trabalhadora informal, seja empregada, autônoma ou desempregada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.