Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo leva para o nome ir parar no SPC ou no Serasa?

A possibilidade de ficar com o nome sujo é temida por muitos consumidores, que sabem bem o que significa estar negativado no mercado.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A possibilidade de ficar com o nome sujo é temida por muitos consumidores, que sabem bem o que significa estar negativado no mercado. Geralmente, as pessoas que lidam com essa situação não conseguem solicitar empréstimo, cartão de crédito, planos de internet, financiamento, entre outros.

Muitos brasileiros acabam tendo informações adicionadas em bancos de dados, como SPC e Serasa, quando não pagam suas dívidas. A inclusão é feita pela empresa que não recebeu o valor devido, sendo ela também a responsável por retirar o nome do cliente da lista após o débito ser quitado.

É comum que, como uma forma de se prevenir do que é enfrentado por quem está negativado, diversas pessoas se perguntam quanto tempo leva para o nome ir parar no SPC ou no Serasa. Mas, será que existe um prazo para isso acontecer? Confira!

Prazo para o nome ir parar no SPC ou no Serasa

Antes de tudo, é importante ressaltar que não há um prazo específico para que uma empresa insira o nome do devedor em órgãos de proteção ao crédito, de acordo com Código de Defesa do Consumidor. Mas, conforme explica Aline Maciel, gerente do Serasa, a média pode chegar a 10 dias.

Logo, as pessoas devem entender que uma dívida não é negativada automaticamente após determinados dias. O processo de inserção do nome de um devedor junto aos órgãos de proteção ao crédito é feito manualmente, cabendo ao credor estabelecer quantos dias um débito pode ficar em aberto até que seja negativado.

Inclusão de um nome no SPC ou no Serasa segue duas fases

Não é possível estabelecer um prazo específico para que a empresa negative o nome do consumidor pela falta de pagamento de uma dívida. Normalmente a inclusão ao devedor nos órgãos de proteção crédito ocorrem seguindo 2 fases, sendo elas:

  • Após envio de três avisos formais ao devedor antes de comunicar os órgãos de proteção ao crédito.
  • Aguardar até 30 dias para informar o SPC e Serasa.

Caso o nome venha a ficar sujo, é possível “limpá-lo” renegociando a dívida. O Serasa, por exemplo, costuma realizar feirões para ajudar os negativados a voltarem ao mercado, seja para pedir um empréstimo para investir ou para adquirir um produto ou serviço desejado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com