Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros fez mais compras on-line do que em lojas físicas em 2023

De acordo com um levantamento divulgado recentemente, 77% dos brasileiros preferem comprar on-line. Confira o relatório completo!

A Opinion Box, empresa de soluções de pesquisa de mercado e customer experience, divulgou o relatório “Tendências do Varejo 2024”, que traz um levantamento do que esperar para o varejo físico e e-commerce com base no comportamento do consumidor. Assim, foram ouvidas 2.083 pessoas pela internet em setembro de 2023.

Dessa forma, uma das perguntas feitas aos entrevistados foi: “Pensando nos últimos 12 meses, que tipo de compra você fez?”. Assim, 77% respondeu “compras online em sites e lojas virtuais”, 67% “compras em lojas físicas” e 45% “compras online dentro de aplicativos”.  Além disso, 14% realizam compras online pelas redes sociais. Veja mais detalhes sobre o relatório!

Compras on-line no Brasil

Assim, de forma geral, ao serem perguntados por qual meio preferem comprar, 46% responderam “pela internet/ em lojas online”, 18% “presencialmente/ em lojas físicas” e 36% “igualmente pela internet e presencialmente”. 

Veja também:

Santander anuncia péssima notícia para donos de cartões de crédito; confira

Portanto, a maioria dos brasileiros prefere comprar pela internet do que nas lojas físicas. No entanto, ainda há uma parcela considerável de consumidores (36%) que preferem comprar presencialmente. Dessa forma, há espaço para as duas modalidades entre os consumidores brasileiros.

A imagem mostra uma pessoa comprando em um site, segurando um cartão de crédito.
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

Principais motivos para comprar on-line

Por fim, a Opinion Box também perguntou aos entrevistados quais os principais motivos para comprar online. Assim, as respostas foram as seguintes:

  • Preços melhores: 63%;
  • Conveniência de comprar e receber em casa: 53%;
  • Mais promoções: 51%;
  • Poder comparar os preços de várias lojas: 49%;
  • Ter acesso a produtos que não encontro em minha cidade, bairro ou região: 43%;
  • Poder comprar sem filas: 40%;
  • Melhores formas de pagamento: 29%;
  • Facilidade em enviar presentes para outras pessoas: 12%;
  • Outro motivo: 2%.

Enfim, a maioria dos consumidores que fazem suas compras online prefere o e-commerce devido ao preço, que consideram ser melhor. Em seguida, aparece a comodidade de comprar e receber em casa. Além disso, muitos apontaram que nas lojas virtuais há mais promoções.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com