Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros quer liberdade para usar o FGTS como quiser

Um recente pesquisa revela que mais de 80% dos entrevistados desejam liberdade para utilizar o FGTS como quiserem. Veja mais!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1967, por meio da Lei n.º 5.107. Então, o objetivo principal do FGTS é criar uma espécie de poupança para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. 

Já em 2019, houve a criação de uma nova modalidade de saque do fundo, o saque-aniversário, que permite que o trabalhador faça o resgate de uma quantia pré-definida no mês de seu aniversário.

Entretanto, recentemente, uma pesquisa da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) com a Zetta mostrou a opinião dos trabalhadores sobre o saque-aniversário do FGTS. Nesse sentido, ela demonstrou uma clara preferência por mais autonomia sobre seus próprios recursos. Veja mais detalhes!

Liberdade para usar o FGTS

O estudo foi realizado com mais de 6,5 mil pessoas durante os primeiros dias de março. Nele, 70% manifestou descontentamento com a possibilidade de fim do saque-aniversário. Assim, esse dado reflete a importância dessa modalidade para a população, ao oferecer uma alternativa de liquidez em momentos decisivos.

Além de revelar a insatisfação com a possibilidade do término do saque-aniversário, a pesquisa destacou um desejo ainda maior dos participantes. Desse modo, 80% dos entrevistados desejam liberdade para utilizar o FGTS como quiserem.

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / shutterstock.com

Antecipação do saque-aniversário

Além disso, 90% dos entrevistados veem como fundamental a opção de antecipar o saque-aniversário para obter crédito emergencial, sem que isso signifique uma pressão adicional em suas rendas mensais. 

No entanto, um aspecto preocupante identificado na pesquisa é que a maioria dos recursos obtidos por meio do saque-aniversário foi destinada à quitação de dívidas atrasadas, principalmente de despesas básicas de moradia. 

Veja também:

Investir em Infraestrutura? NUIF11 da Nu Asset Oferece Isenção de IR e Altos Rendimentos!

Dessa forma, mais de 45% dos trabalhadores utilizaram essa modalidade para o pagamento de suas dívidas, mostrando a essencialidade do FGTS como uma ferramenta de alívio financeiro em momentos críticos.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com