Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros se declara otimista por melhoras na economia; você concorda?

Brasileiros demonstram otimismo na economia em meio a desafios: pesquisa revela maioria com perspectivas positivas. Saiba mais!

Mais da metade dos brasileiros estão otimista com as melhorias na economia nos próximos meses, revela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Você está nesse grupo? Cerca de 53% dos entrevistados demonstram perspectivas positivas.

Todavia, há uma porcentagem que considera a situação atual como regular, ruim ou péssima. Sendo assim, continue a leitura e confira os detalhes da pesquisa e veja em qual grupo você se enquadra!

Será que os brasileiros realmente estão otimistas com a economia?

Seguindo o parâmetro da pesquisa citada acima, parece que sim. Entretanto, precisamos avaliar o resultado como um todo, e não isoladamente. Isso porque, apenas 24% avaliam como boa a situação econômica, enquanto 36% a enxergam como regular.

Por outro lado, 38% a consideram ruim ou péssima. A análise regional destaca o Nordeste como a região mais otimista, com 32% classificando o cenário como ótimo ou bom. No entanto, o Norte e Centro-Oeste lideram a avaliação negativa, com 44% considerando como ruim ou péssimo.

Veja também: Cartão de crédito PicPay: veja como conseguir o seu

Apesar da percepção menos positiva sobre o presente, 45% acreditam que houve melhorias nos últimos 6 meses. Logo, entre os que veem a economia como ruim ou péssima, 17% observam uma melhora apenas no primeiro trimestre. Contudo, 53% dos brasileiros entrevistados afirmaram estar otimistas com o andamento da economia.

Indicadores econômicos

A pesquisa também abordou algumas previsões sobre indicadores econômicos importantes para o Brasil. Primeiramente, sobre a temida inflação, 46% acreditam que ela subirá nos próximos 6 meses, ao passo que 29% acreditam em uma queda. Sobre os juros nos financiamentos pessoais, 39% acreditam em um aumento, e 24% numa queda.

Em relação à taxa de desemprego, 30% dos entrevistados esperam um aumento nos próximos 6 meses, enquanto 31% acreditam numa redução. Quanto à pobreza, 29% acreditam que ela irá crescer, comparado a outros 29% que creem em uma redução.

Por fim, apesar dos dados acima, a conclusão geral da renomada pesquisa compreende que a maioria dos brasileiros mantém uma visão otimista em relação ao futuro econômico do país.

Imagem: Cast Of Thousands/shutterstock.com