Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maioria dos brasileiros vive com até um salário mínimo por mês

Segundo os dados do levantamento, 60,1% dos brasileiros viviam com uma renda per capita mensal de até um salário mínimo. Veja mais detalhes!

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou a Síntese de Indicadores Sociais. Assim, segundo os dados do levantamento, no ano de 2022, 60,1% dos brasileiros viviam com uma renda per capita mensal de até um salário mínimo. 

Em seguida, 31,8% da população tinha renda entre um e três salários mínimos mensalmente. Enquanto apenas 8,1% recebiam mais de três salários mínimos per capita por mês. Além disso, os dados revelam uma disparidade importante entre as diferentes regiões do Brasil. Confira mais detalhes da pesquisa!

Desigualdade entre os estados

Dessa forma, a pesquisa revela que há grande desigualdade entre os Estados quando o assunto é renda. Assim, nos Estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba e Amazonas, mais de 80% da população vivia com uma renda per capita de até um salário mínimo por mês. Em contrapartida, em Santa Catarina essa porcentagem é de 39,9% e no Distrito Federal, de 40,7%.

Veja também:

Aposentados e pensionistas devem fazer recadastramento até dia 29 para não ter o pagamento suspenso

Já o Distrito Federal detinha a maior parcela de população (22,6%) recebendo mais de três salários mínimos mensais, já a média nacional que recebe esse valor é de 8,1%. Além disso, grande parte da população de Santa Catarina (50,0%) e do Rio Grande do Sul (44,4%) recebem entre um e três salários mínimos.

A palavra salário mínimo escrita no visor de uma calculadora e, abaixo do aparelho, notas de R$ 50 e R$ 100
Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com

Salário mínimo por região

Ademais, a pesquisa também mostra que, no ano de 2022, 10,8% dos brasileiros viviam com um quarto de salário mínimo per capita mensal, enquanto cerca de 29,6% da população sobreviviam com meio salário mínimo.

Nas regiões do Nordeste, a porcentagem da população que vivia com até meio salário mínimo mensal era de 48,5% e no Norte era de 44,9%. Já na Região Sul, apenas 15,5% da população recebia esse valor, no Sudeste 10,8%, no Sul 10,5% e no Centro-Oeste 10,2%. Enquanto no Nordeste, apenas 3,5%.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com