Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados e pensionistas devem fazer recadastramento até dia 29 para não ter o pagamento suspenso

Os aposentados e pensionistas que contam com benefícios do governo precisam ficar atentos à data para recadastramento. Veja!

Os aposentados e pensionistas que recebem seus benefícios pela Prefeitura de Belo Horizonte e cujo aniversário seja no mês de dezembro precisam atentar-se ao calendário de recadastramento da instituição. Os brasileiros precisam efetuar esse processo, que é extremamente relevante para a continuidade dos vencimentos, até o dia 29 deste mês.

Ao todo, espera-se a presença de 1.615 beneficiários, os quais devem comparecer a qualquer agência do Bradesco para a atualização de seus dados. Isso é essencial para evitar possíveis fraudes e garantir o recebimento do salário.

Como fazer o recadastramento?

Nesse processo de atualização cadastral para aposentados e pensionistas, é necessário apresentar alguns documentos. São eles: documento com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Casamento (caso haja) e um comprovante de residência atual, que não tenha mais de seis meses de emissão. 

Os pensionistas menores de 18 anos de idade precisam estar na companhia de um responsável legal. Além disso, caso haja dependente previdenciário, este também deve apresentar identificação e CPF.

Ao final da atualização, recomenda-se solicitar o comprovante do procedimento ao atendente do banco. Assim, é possível ter uma garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

Mulher idosa e homem idosos sentados lado a lado e olhando para a tela de um notebook.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Importância do recadastramento para aposentados e pensionistas

O recadastramento é um procedimento obrigatório que, neste ano, substitui a comumente conhecida “prova de vida”. Proposto pela administração municipal, seu objetivo principal é atualizar os dados cadastrais da população que usufrui da aposentadoria ou da pensão. Além disso, também contribui para a prevenção de fraudes.

Aqueles que não cumprirem o prazo estabelecido terão suas remunerações suspensas. Para retomar o recebimento, será necessário efetivar o recadastramento, mas isso deve ocorrer dentro do período estabelecido para fechamento da folha de pagamento.

Veja também:

Valor do Bolsa Família vai aumentar com a Reforma Tributária? Entenda

Por fim, vale reforçar que os idosos e outros cidadãos que tenham dificuldades de locomoção ou estejam fora do país têm outras opções. Para estes, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com