Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 1 milhão caíram na malha fina do Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou dados a respeito do Imposto de Renda Pessoa Física, na última quinta-feira (22). Desse modo, cerca de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina. Sendo que 1.032.279 declarações do Imposto de Renda foram retidas. Assim, o número corresponde a 2,7% das 38.188.642 declarações do exercício de 2022 enviadas de março a setembro.

De acordo com o fisco, a omissão de rendimentos foi o principal motivo dos contribuintes caírem na malha fina, o equivalente a 41,9% dos casos. Dessa forma, entre os rendimentos não informados, estão salários, ações judiciais e rendimento de aluguel. Em seguida, com 28,6%, estão problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência e pagamento de pensão alimentícia.

Além disso, as divergências entre os valores de Imposto de Renda retidos na fonte e declarado pela pessoa física e outros itens relacionados à declaração, representam 21,9% das retenções. Os demais motivos 7,6% estão relacionados a deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados. Além de divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.

Autorregularização

Neste mês, a Receita está emitindo 444 mil correspondências para avisar aos contribuintes que, em caso de erro na declaração apresentada, a autorregularização da situação deve ser feita agora.

Como saber se cai na malha fina?

Para saber se caiu na malha fina, o contribuinte deve consultar a situação da declaração, que pode ser feito da seguinte maneira:

O que fazer?

Assim, logo que receber a notificação da Receita, o contribuinte deve manifestar-se, providenciando a prestação de contas, se reconhecer o que está sendo contestado, ou caso não concorde com o Fisco, ele poderá entrar com um pedido de impugnação.

Caso o erro mostrado pela Receita seja de algum dado digitado erroneamente, ou não declarado, o contribuinte pode corrigir ou informar através do programa gerador da declaração do imposto de renda e enviar, pelo mesmo programa, a declaração retificadora.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.