Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

9 dicas para evitar golpes envolvendo o seu cartão NFC

Confira dicas para não cair no golpe com o NFC

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), a cada 4 transações com cartão de crédito, 1 é feita por aproximação via NFC. E a estimativa, é que até o final deste ano a modalidade represente metade das transações no Brasil.

Diante disso, crescem também, as investidas dos golpistas. Inclusive, o Procon-SP emitiu um alerta para a modalidade de crime: “Há notícias de pessoas que foram vítimas de criminosos que aproximam máquinas que usam essa tecnologia — conhecida como NFC — e debitam valores do cartão de crédito e de débito”.

Sendo assim, é fundamental saber como se proteger e evitar golpes com o cartão NFC. Abaixo, confira 9 dicas.

Dicas para não cair no golpe com o NFC

  1. Use capas protetoras no cartão, feitas de materiais como fibra de carbono, alumínio e plástico. Dessa forma, não será possível fazer a leitura NFC nem operações indevidas.
  2. Cadastre o cartão no smartwatch ou no celular. Assim, a transmissão via NFC só será autorizada após a confirmação nos dispositivos.
  3. Desabilite a função de NFC. Em suma, a solicitação pode ser feita por app ou com a empresa do cartão.
  4. Reduza o valor-limite para as compras por aproximação via NFC.
  5. Use carteiras revestidas por metal. Ou ainda, algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam.
  6. Revista o seu cartão com papel laminado. Dessa forma, não será possível fazer uma compra via NFC.
  7. Use o cartão virtual quando escolher fazer compras na internet.
  8. Confira o valor do débito. Ao fazer um pagamento via NFC, observe o valor que o vendedor está te cobrando, para ter certeza de que o valor está certo.
  9. Por fim, se o seu cartão foi clonado, entre em contato com a administradora e peça o bloqueio do mesmo.

Confira também o nosso vídeo explicando a tecnologia NFC: