Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 1,6 milhão de pessoas estão na fila do INSS; seu pedido já foi atendido?

Os solicitantes dos benefícios de auxílios do INSS enfrentam uma intensa e demorada fila; confira os detalhes da situação.

Mais de 1,6 milhão de pessoas estão aguardando análise de pedidos negados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Com isso, acaba se formando uma “fila da fila”. Muitas vezes, a negativa ocorre devido a erros triviais no preenchimento de dados.

Além disso, a judicialização aumentou, representando agora 16% do total de solicitações de benefícios concedidos. Entre agosto e setembro, 41.871 processos foram retirados da fila do INSS, reduzindo para a quantidade atual.

No entanto, outra lista de espera, praticamente invisível, continua crescendo: a fila de recursos, onde trabalhadores que tiveram seus benefícios negados recorreram administrativamente da decisão. É justamente sobre esta fila que estamos nos referindo.

Um milhão a mais de pessoas esperando 

Os dados do INSS indicam que 1,65 milhão de trabalhadores estão nessa fila, um aumento em relação aos 1 milhão registrados em maio. Quando um trabalhador solicita um benefício ao INSS e tem seu pedido negado, ele pode solicitar uma revisão da decisão. 

Se a negativa persistir, ele pode recorrer ao Conselho da Previdência. Essa segunda fila é a que cresceu neste ano, apesar das promessas do governo de agilizar a análise das solicitações de benefícios. Esta quantidade inclui tanto aqueles já no Conselho quanto aqueles ainda em processo de análise.

Somando as duas filas – pedidos iniciais para reconhecimento de direito a benefícios e os recursos – temos um total de 3,28 milhões de pessoas aguardando uma resposta da Previdência Social.

Os processos estão relacionados a quais benefícios do INSS?

Esses processos englobam solicitações de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) e auxílio-acidente.

Se considerarmos todos os processos em aberto no INSS, como certidões de tempo de serviço, atualizações de cadastro, ajustes de guias, demandas judiciais, seguro defeso para pescadores artesanais e outros, a fila se eleva para quase 7 milhões.

INSS toma algumas medidas de redução da fila

Apesar da aparente facilidade de solicitar benefícios ao INSS, como o uso do aplicativo da instituição e da internet, a rejeição, principalmente de aposentadorias e do BPC, leva muitas pessoas a entrarem na fila de recursos.

Esperar pelo benefício pode, por vezes, colocar o solicitante em uma situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o INSS tem adotado algumas medidas. Isso inclui, por exemplo, o Atestmed, onde é possível enviar laudos online e ser avaliado a distância.

Imagem: Vietnam Stock Images shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital