Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 3.500 brasileiros poderão tirar CNH de graça; saiba como isso é possível

As vagas são do Programa CNH Social que visa a isenção de pagamentos de taxas para emissão da Carteira Nacional de Habilitação.

Poder tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está fora da realidade de boa parte dos brasileiros. Um documento essencial não apenas para a condução de veículos legalmente, mas também para muitos trabalhadores que dependem de carros e motos em seu meio de trabalho, ou que precisam da CNH como requisito para determinadas vagas de emprego.

A razão pela qual muitos não conseguem esse documento é pelo fato da falta de condições para arcar com os custos da emissão do documento. Pensando nessa parcela da população, o governo criou o programa CNH Social. 3,5 mil vagas para o programa foram liberadas no Espírito Santo.

Como se inscrever? 

As inscrições para o Programa CNH Social 2023 do estado do Espírito Santo foram abertas nesta terça-feira (18/07) e se encerrarão no dia 28 de julho, às 23h59. Para se inscrever, basta acessar a página do CNH Social no site do Detran e preencher os dados. 

Depois, o candidato deve selecionar a opção de acordo com o serviço que queira solicitar. Eles são: primeira habilitação categoria A ou categoria B, adição de categoria A ou categoria B, ou mudança para categoria D ou categoria E. 

O requisito para poder se inscrever é ter cadastro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho deste ano. 

Distribuição das vagas e seleção

A distribuição das vagas ocorre da seguinte maneira: 40% é destinado para processos de emissão de primeira habilitação, 20% para a adição de categorias à habilitação e 40% para a mudança de categoria. 

Essa divisão foi feita com o intuito de dar mais oportunidades aos condutores que queiram se inserir no mercado de trabalho, possibilitando então maior capacitação profissional deles e aumento da empregabilidade. 

A seleção dos candidatos seguirá, por prioridade, os requisitos de menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com ensino fundamental completo, beneficiário do bolsa família e data e hora de inscrição. 

O cadastro é feito de forma 100% eletrônica, sem interferência humana e seguindo as informações dos candidatos cadastradas no CadÚnico.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com