Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank faz alerta importante sobre golpe da conta bloqueada

Os clientes do Nubank e de outros bancos devem ficar atentos para não serem vítimas deste tipo de golpe. Veja!

Os clientes do Nubank devem se manter atentos, pois mais um tipo de golpe tem buscado novas vítimas. De acordo com a instituição financeira, a situação consiste no envio de uma mensagem supostamente enviada pelo banco para relatar um problema com a conta que, por isso, foi bloqueada. 

A prática é bastante semelhante à fraude da central de atendimento, em que o golpista entra em contato para dizer que existe alguma coisa de errado com a conta do usuário. Para resolver, a pessoa chega a fornecer todos os dados sensíveis e se torna mais uma vítima. 

O mesmo acontece com a conta bloqueada. A diferença é que o fraudador pede que os clientes realizem uma série de procedimentos no aplicativo do banco. Durante a conversa, informações pessoais como nome completo e data de nascimento são citadas para trazer a impressão de veracidade. 

Nubank alerta: mensagens de números estranhos 

O golpe da conta bloqueada é possível por meio do envio de mensagens. Para isso, os criminosos usam números estranhos, mas que são comuns entre empresas que enviam SMS aos clientes. Com o nome do banco, é informado que o usuário está com um problema na conta que deve ser resolvido de forma urgente.

Ao final da mensagem, é fornecido um número para contato com a suposta central de atendimento para que a situação possa ser solucionada. É a partir de então que a vítima corre o risco de ter seus dados expostos e usados para outras fraudes.

Para reforçar, o Nubank afirma que os contatos usados pela instituição financeira são o 4020 0185 e o 0800 591 2117. Desse modo, qualquer outro que não conte com esses números devem ser desconsiderados.

Dicas para evitar esse tipo de golpe

A fim de ajudar os clientes a evitar esse tipo de golpe, o Nubank divulgou uma lista de dicas que podem ser aplicadas a outras situações. Confira:

  • Desconfie de ligações ou mensagens que pedem dados sensíveis;
  • Saiba todos os canais oficiais do banco;
  • Busque pelos meios que a instituição financeira usa para se comunicar com o usuário;
  • Não realize ligações sem ter certeza de que se trata de algo confiável;
  • Não faça pagamentos ou tome qualquer decisão antes de saber do que se trata;
  • Caso receba uma mensagem de conta bloqueada, entre em contato com o banco.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com