Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 40 milhões de brasileiros deixaram linha da pobreza

Ministério divulga documento apontando saída de milhares de pessoas da linha da pobreza e destaca os motivos. Saiba mais!

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou na última quarta-feira, 12 de julho de 2023, que mais de 40 milhões de brasileiros deixaram a linha da pobreza ao longo do último mês de junho.

Conforme o MDS, alguns motivos contribuíram para tal cenário, com destaque para o lançamento do novo Bolsa Família. Inclusive, o documento da pasta aponta quais os estados que apresentaram melhor ‘desempenho’ durante o período.

Assim, acompanhe a leitura para ver os números referentes a junho e sobre os estados que tiveram relevância durante o mês, bem como a posição do governo sobre a questão.

Números referentes à linha da pobreza

Segundo o referido Ministério, para sair da linha da pobreza, é necessário que o indivíduo e sua família tenham um rendimento mensal mínimo de R$218 por pessoa.

Desse modo, os dados da pasta mostram que 43,5 milhões de pessoas superaram essa marca durante o último mês. Isso representa 18,5 milhões de famílias deixando a linha da pobreza.

Nesse cenário, o principal realce ficou por conta da Bahia, estado em que 2,26 milhões de famílias ultrapassaram a faixa de renda necessária. São Paulo também foi outra unidade federativa que apareceu no topo da lista, com 2,25 milhões de lares conseguindo superar tal faixa. Além disso, vale destacar os seguintes estados:

  • Rio de Janeiro – 1,63 milhão;
  • Pernambuco – 1,48 milhão;
  • Minas Gerais – 1,38 milhão.

Motivos para esse número

De acordo com o MDS, o principal motivo para os números positivos em relação à saída dos cidadãos dessa situação foi a implementação do novo Bolsa Família.

“Bolsa Família, relançado em março e implementado totalmente no último mês, é o grande responsável por elevar a renda da população mais vulnerável acima da linha da pobreza”, consta na nota da pasta.

Por fim, entre as mudanças que contribuíram para a redução de pessoas na linha da pobreza, cabe pontuar as novas regras do Bolsa Família, incluindo os auxílios extras para crianças, jovens e gestantes.

Imagem: Elizabeth Malkova / shutterstock.com