Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro não cai na conta de clientes e Nubank se envolve em polêmica

Clientes do Nubank usam as redes para reclamar que dinheiro não caiu nas contas. Veja o que aconteceu e o que fazer caso tenha sido afetado.

Nos últimos dias, as redes sociais estão repletas de clientes do Nubank fazendo o mesmo tipo de reclamação. Eles fizeram depósitos via boleto, mas o dinheiro não caiu nas suas contas. Além disso, o atendimento da fintech também é alvo de críticas.

É possível encontrar relatos sobre a situação no Twitter, no Reclame Aqui e até mesmo no NuCommunity, comunidade exclusiva para fãs e clientes do banco digital. A situação não foi um caso isolado e atingiu pessoas do país inteiro.

A narrativa de todos é muito parecida: os usuários fizeram os depósitos via boleto, geralmente o dinheiro caía na conta no dia seguinte à operação. Dessa vez, o valor não apareceu, eles procuraram o Nubank e receberam a orientação de esperar até o 3º dia útil. Mesmo assim, alguns não auferiram o montante.

O que aconteceu com o Nubank?

De acordo com a nota que o Nubank divulgou sobre o que aconteceu, entre os dias 10 e 11 de julho, o sistema que faz os depósitos via boleto apresentou instabilidades. Por isso, a demora e as falhas no recebimento de alguns clientes.

A fintech ainda informou que a equipe técnica identificou o que aconteceu e que, desde o dia 12, as operações estão normalizadas. Entretanto, não forneceu maiores explicações sobre o que aconteceu na segunda e terça-feira. Veja o comunicado na íntegra:

“O Nubank informa que ocorreu uma instabilidade em depósitos via boletos nos dias 10 e 11 de julho. Novas operações já estão sendo realizadas normalmente desde o dia 12. Lembramos que a compensação de boletos pode levar até três dias úteis, o que quer dizer que operações realizadas no início da semana podem ser concluídas em breve. Além disso, o Nubank entrará em contato com clientes que tenham sido afetados pela instabilidade e precisarão receber orientações específicas.”

O que os clientes podem fazer?

Advogados especializados em direitos do consumidor orientam que o primeiro passo do usuário é entrar em contato com a ouvidoria do Nubank para resolver o problema. O ideal é mostrar, através de documentos, a data do pagamento do boleto.

Contudo, caso a situação não se resolva, é possível acionar os órgãos de defesa do consumidor. Isso pois, se a fintech não cumpriu o prazo que ela mesma estipulou, de 3 dias, ela está agindo de forma ilegal.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com