Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 500 mil chaves Pix já foram alvo de vazamentos; confira como identificar

Em seis meses, o Banco Central (BC) já registrou três vazamentos de informações de usuários que fazem uso do Pix. De setembro do ano passado até o último mês de fevereiro, foram expostas um total de mais de 500 mil chaves do sistema instantâneo de pagamento.

Apesar de tratar-se apenas de dados cadastrais, como nome, telefone, número do Comprovante de Pessoa Física (CPF) e instituição bancária, o total de informações vazadas realmente assusta e preocupa muitas pessoas.

No entanto, conforme o informado pelo BC à CNN Brasil, parte dessas informações costuma ser compartilhada pelos próprios usuários ao realizar uma transação de DOC ou TED. Logo, não são sensíveis e sigilosas.

O Pix só pode ser feito e recebido por quem possui uma chave, sendo necessário que as pessoas cadastrem seus dados. 

Mas existe a possibilidade de consultar e identificar se a chave foi exposta? Confira!

É provável que você também goste:

Nubank lança lista de confiança para Pix

Custas judiciais do STF vão poder ser pagas via Pix ou cartão de crédito

É possível consultar se a chave Pix foi exposta?

Infelizmente, ainda não é possível que o usuário identifique por meio de consulta se sua chave Pix foi exposta ou não. 

Como os dados vazados são apenas cadastrais, existe sim a chance de criminosos tentarem aplicar golpes nas pessoas que tiveram suas chaves expostas. Isso pode ocorrer de diversas formas. 

Os fraudadores podem, por exemplo, se passar por funcionários de instituições financeiras e abordar esses usuários para conseguir informações bancárias. Além disso, também existe a possibilidade de clonarem o número de telefone (usado como chave Pix pela pessoa) para empregar golpes mais personalizados pelo WhatsApp

Afinal, como os usuários sabem que suas chaves foram vazadas?

Ainda, segundo o que informou o Banco Central (BC) à CNN Brasil, os usuários que tiveram as chaves vazadas foram notificados por meio do sistema interno da instituição bancária a qual se relaciona, sendo essa é a única forma de contato utilizada. 

Não há nenhum mecanismo de consulta autorizado pelo BC. As pessoas que tiveram suas chaves expostas são devidamente informadas. Dessa forma, o usuário que não recebeu nenhuma notificação do banco é porque não teve a chave Pix vazada. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com