Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Custas judiciais do STF vão poder ser pagas via pix ou cartão de crédito

Com intenção de melhorar o acesso e experiência do jurisdicionado, as custas judiciais poderão ser pagas via Pix ou cartão de crédito a partir de abril. Essas alternativas se juntaram à Guia de Recolhimento da União (GRU).

O Portal do Supremo Tribunal Federal (STF) é quem disponibilizou a nova modalidade. Ademais, a plataforma PagTesouro, da Secretaria do Tesouro Nacional, será o sistema que receberá os pagamentos. 

As custas judiciais são as despesas decorrentes de um processo e representam a taxa para prestação do serviço. Dentro delas, existem 3 tipos de despesas que correspondem aos encargos, à taxa de justiça e às custas da parte.

É provável que você também goste:

Neon: cartão de crédito para quem tem score baixo; confira

Score de crédito: qual a pontuação necessária para ter um cartão de crédito?

BMG: Melhor cartão para quem está negativado

O que também poderá ser feito por meio do serviço?

Além da possibilidade de pagamento via Pix ou cartão de crédito, o jurisdicionado também terá como emitir o comprovante de pagamento. O Portal do STF disponibilizará o documento. Portanto, o arquivo poderá ser utilizado para fins de comprovação do recolhimento das custas judiciais. 

Segundo o STF, o objetivo da iniciativa é que o jurisdicionado tenha um melhor experiência com o serviço, utilizando o meio digital e instantâneo para o pagamento das suas despesas. 

A nova modalidade está prevista na Resolução 766, de 11 de março de 2022, que estabelece que o prazo para entrar em vigência é de 30 dias. Ou seja, até que entre em vigor, a única forma de recolhimento é via GRU. 

PagTesouro: o que é?

Conforme Decreto 10.494/2020, o PagTesouro foi instituído como um sistema digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional. 

A plataforma funciona 24 horas por dia e está disponível durante todos os dias da semana.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com