Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 669 mil empreendedores fizeram a opção pelo regime Simples Nacional; saiba mais

Descubra como as adesões ao Simples Nacional ultrapassaram meio milhão, devido à facilitação tributária. Entenda essa tendência!

Desde o início do ano, o regime de tributação chamado Simples Nacional vem conquistando a adesão massiva de empresas e empreendedores de todo o Brasil. No entanto, as inscrições ainda pendentes por falta de regularização ultrapassam 450 mil.

O Simples Nacional permite que tributos federais, estaduais e municipais tenham pagamento de forma unificada. A opção por esse regime está disponível até 31 de janeiro para microempresas e empresas de pequeno porte.

Ademais, as empresas recém-criadas contam com um prazo diferenciado para a solicitação: se ainda não se passaram 60 dias da abertura do CNPJ, é necessário aguardar 30 dias do último deferimento de inscrição.

Grandes números na adesão ao Simples Nacional

Mão segurando celular com Simples Nacional MEI
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Segundo dados divulgados, desde janeiro até a última sexta-feira (19), o Simples Nacional recebeu a opção de 659.583 empresários e empreendedores. Porém, existem ainda 453.766 inscrições pendentes por descumprir algum requisito.

Já as solicitações deferidas somam 205.817 e, por efeito retroativo, consideram-se optantes do regime desde 1° de janeiro deste ano.

O acesso ao sistema para efetuar a opção acontece através do Portal do Simples Nacional. No estado do Rio de Janeiro, já foram registradas 50.848 opções pelo regime, o que posiciona o estado em terceiro lugar no ranking nacional, apenas atrás de Minas Gerais (62.023) e São Paulo (194.377).

Os benefícios do Simples Nacional

O Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Simples Nacional, tem sido uma alternativa eficaz no que se refere à diminuição da carga tributária.

Além disso, o regime permite uma maior organização, já que reúne em uma única guia todos os tributos a serem pagos. Por esse motivo, a adesão a esse regime de tributação vem crescendo exponencialmente a cada ano.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com