Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Margem de empréstimo consignado do INSS é atualizada; confira as mudanças

Atualização na margem de empréstimo consignado do INSS. Descubra as mudanças e benefícios. Mantenha-se informado sobre as novas condições.

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora já podem consultar as novas margens do empréstimo consignado. A atualização foi feita no início desta semana e os dados podem ser acessados através do aplicativo ou do site Meu INSS.

De acordo com a entidade, a taxa máxima de juros para o empréstimo com desconto em folha foi reduzida de 1,80% para 1,76% em janeiro. Para as operações realizadas através de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima caiu de 2,67% para 2,61%. Nos últimos 12 meses, as taxas apresentaram queda acumulada de 17,7%.

Vale salientar que aposentados ou pensionistas do INSS podem comprometer até 45% do seu benefício com este tipo de crédito. Dessa forma, deste total, 35% pode ser destinado para empréstimo pessoal consignado, 5% para cartão de crédito consignado e os 5% restantes para cartão consignado de benefício. O pagamento do empréstimo pode ser feito em até 84 meses.

Como verificar as novas taxas?

Celular com logo do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Aqueles que desejam conferir as novas taxas podem fazer o seguinte:

  • Acessar o Meu INSS (não é preciso realizar login)
  • Na parte inferior da tela, selecionar o ícone “Taxas de empréstimo consignado”
  • Em seguida, será aberta uma página com a relação de bancos e suas respectivas taxas de empréstimo. As taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e cartão consignado de benefício (RCC) estão listadas ao lado do nome de cada instituição.

Veja também:

INSS: prazo para ajuste nos contratos de cartão de crédito consignado é definido; confira

Prevenção a fraudes no consignado

O governo tem tomado medidas para prevenir fraudes ou contratações não autorizadas. Assim, o INSS tornou possível que seus beneficiários bloqueiem esse tipo de serviço. Ademais, isso pode ser feito sem a necessidade de se dirigir a uma agência e garante que nenhum empréstimo possa ser feito, nem mesmo por fraudadores, sem o devido desbloqueio.

Além disso, o beneficiário que identificar empréstimos não solicitados deve acessar o site da Senacon, do Ministério da Justiça, para registrar reclamação. Dessa maneira, no caso de denúncia de golpe, é indicado também que o fato seja comunicado ás autoridades, como a polícia por meio de um Boletim de Ocorrência.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com