Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mastercard vai aumentar taxas em transações online; comerciantes estão preocupados

A Mastercard vai aumentar taxas em transações via cartões de crédito e débito. O ajuste, que está previsto para ocorrer ainda neste mês de abril, não agradou associações e representantes do varejo e do setor de e-commerce.

Os comerciantes, nada contentes com o aumento, têm pressionado a operadora para que a mudança não ocorra. Eles argumentam que a medida vai acelerar a inflação e também diminuir o poder de compra dos consumidores. 

É provável que você também goste:

Mastercard anuncia o primeiro cartão de crédito com limite em criptomoedas

Aumento nas taxas em transações da Mastercard

Segundo informações do jornal O Globo, a previsão da Mastercard é que o aumento chegue a 0,2% nas taxas para transações online realizadas no crédito e de até 0,5% nas feitas no débito. Os percentuais variam para cada setor.

A tarifa de intercâmbio é cobrada pela Mastercard e repassada a instituições financeiras emissoras dos cartões da bandeira. De acordo com a operadora, existe a possibilidade do consumidor ser atingido pelo aumento de custo.

Recentemente, duas associações elaboraram um notificação extrajudicial para a Mastercard. No fim de março, a Conecta, Câmara-e.net, Abranet e Abipag também se manifestaram contra o aumento e encaminharam uma carta à administração da operadora.

Comerciantes do setor de atacado e de e-commerce estão preocupados

Segundo os representantes do setor de atacado, o ajuste nas taxas é inaceitável. No texto encaminhado à Mastercard, eles também afirmaram que o uso da bandeira nas vendas poderá ser repensado.

As associações do setor de e-commerce se mostraram preocupadas com o anúncio do aumento nas taxas. Elas acreditam que os comerciantes e empresas de pequeno porte, já prejudicados pela pandemia da Covid-19 e pela crise econômica, serão impactados.

Além disso, também foi solicitado que os planos de aumento nas taxas sejam imediatamente suspensos. De acordo com o que foi projetado pelos representantes, a medida deverá causar um impacto de cerca de R$ 604 milhões ao ano para o setor de e-commerce.

O que diz a Mastercard

Em nota ao O Globo, a operadora afirma que a taxa será atualizada no dia 22 de abril, respeitando os limites estabelecidos pelo regulador. A Mastercard ainda destacou que as tarifas são pagas à instituição financeira do titular do cartão e que ela não obtém “nenhuma receita advinda de taxas de intercâmbio”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: David Cardinez / Shutterstock.com