Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procura por crédito é impulsionada pelo cheque especial e rotativo e cresce 13,6% em 12 meses

De acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo Banco Central do Brasil, a procura por crédito subiu 13,6% nos últimos 12 meses até fevereiro.

Entre as principais modalidades, destacaram-se a busca por crédito pessoal não consignado, 3,5%, de cartão de crédito rotativo, 8,6%, e de cheque especial, com 13,6%.

É provável que você também goste:

Score de crédito despencou? Veja dicas para turbinar seus pontos em 2022

Quem não tem conta no Caixa Tem pode pedir o novo empréstimo de até R$ 3 mil?

A alta nessas categorias de crédito podem indicar um maior endividamento da população. Como o valor fica disponível na conta para fácil acesso, o cheque especial pode acabar sendo usado como uma extensão do próprio salário, representando uma saída financeira para situações emergenciais. 

O crescimento na procura de crédito também é um efeito colateral do aumento nos preços dos alimentos e do combustível.

Além disso, a situação de quem precisa do cheque especial e crédito rotativo pode piorar, já que, geralmente, essas linhas são as que têm os juros maiores, o que pode comprometer a renda familiar a longo prazo.

Crédito é motivo de endividamento por parte da população

Mesmo com os juros de mercado mais elevados, a tendência de alta do endividamento se mantém. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer alcançou 77,5% em março.

Entre os principais tipos de dívida com crédito, estão as pendências com cartão, cheque especial, cheque pré-datado e crédito consignado.

Entre os especialistas, a opinião é de que, com o crescimento dos juros, a demanda por crédito deve diminuir por parte da população. Em entrevista para o Jornal da Globo, o economista Flávio Calife declarou:

“A pressão dos preços está comendo parte da renda real está caindo, juros estão subindo, o mercado de trabalho ainda está patinando um pouco e isso deve levar a um crescimento menor do consumo e também do crédito em 2022”

A recomendação é de que, se você não quiser ou não puder mais arcar com os altos juros do cheque especial e crédito rotativo, procure alternativas de empréstimos bancários mais baratos e acessíveis.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: chayanuphol / Shutterstock.com