Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Medida obriga empresas a colocarem salário em anúncios de vagas

O projeto de lei 1.149/2 estabelece a obrigação da empresa informar a faixa salarial na divulgação das vagas.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O projeto de lei 1.149/22, que tramita na Câmara dos Deputados, estabelece a obrigação da empresa informar a faixa salarial na divulgação das vagas. Essa regra vale para organizações públicas e privadas. Dessa forma, em caso de descumprimento, a multa é de cinco salários mínimos.

“As empresas terão que se readequar para não ficar em desvantagem no mercado de trabalho, com políticas mais claras de cargos e salários. Ou seja, uma grande mudança com impacto relevante para todas as partes. Vencerá este jogo quem tiver a marca empregadora mais forte”, avaliou Ketlhenn Layla Xavier Monteiro, analista de Recursos Humanos da Confirp Contabilidade, ao g1.

Maior competitividade por mão de obra qualificada

De acordo com a especialista, caso a lei seja aprovada, o foco será em relação a quem já está contratado.

“Imagine que para suprir uma vaga complexa a empresa tenha que elevar os valores que paga normalmente para funcionários que atuam na mesma função, mas que recebem menos. Por isso, será de extrema importância realizar o mapeamento das competências juntamente com os cargos e salários para enxergar de forma ampla e criar um plano de ação dentro da organização”, destacou.

Segundo Ketlhenn, as empresas podem ter os melhores benefícios, porém as que pagam mais sempre estarão à frente das vagas no mercado, elevando a competitividade pela mão de obra qualificada. Portanto, será preciso determinar boas políticas de remuneração.

Política de cargos e salários

Ainda de acordo com Ketlhenn, a política de cargos e salários tem um papel fundamental no desempenho e no resultado das empresas. Pois, ela define a importância e a preocupação que a organização dá aos seus colaboradores e como ela retribui o trabalho executado.

“Com isso, a construção do plano de cargos e salários torna-se de fundamental importância, pois é somente a partir dele que podemos pensar em outras estratégias como a implantação de um plano de carreira, planos de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e outras práticas de remuneração, como programas de remuneração variável, participação nos lucros e resultados, remuneração por habilidades e competências, entre outras”, explica.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Renato P Castilho / Shutterstock.com