Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI em risco! Conheça 5 golpes comuns contra pequenos negócios

Saiba mais detalhes sobre os 5 golpes mais frequentes contra o microempreendedor individual (MEI) para se prevenir!

O microempreendedor individual (MEI) é uma das categorias mais recebem golpes, de acordo com o Sebrae. Entre os mais comuns, estão sites falsos, cobranças indevidas e até propostas de empréstimos, por exemplo.

Dessa forma, saiba mais informações sobre as particularidades de cada fraude a fim de evitar prejuízos financeiros significativos. Continue a leitura!

5 golpes mais comuns contra MEI

Homem sentado em uma mesa e olhando para o celular, com expressão de choque. Ao lado dele está escrito: "MEI - Microempreendedor Individual".
Imagem: voronaman / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Confira abaixo, portanto, os cinco golpes mais comuns relacionados àqueles que são MEI.

Sites falsos para abertura do MEI

Golpistas criam páginas na internet que se assemelham ao site oficial do governo para a abertura do MEI. Nesses sites, os usuários podem ser induzidos a acreditar que precisam pagar uma taxa para formalizar sua situação. Porém, a inscrição é gratuita e acontece diretamente pelo Portal do Empreendedor.

Boletos de cobranças indevidas

Outra estratégia comum de golpistas é criar páginas falsas que emitem supostos boletos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Lembrando que o DAS é o imposto que o MEI deve pagar mensalmente, e que está disponível gratuitamente para pagamento no Portal do Simples Nacional ou no aplicativo MEI (Android, iOS).

Pedidos de retificação para MEI

Golpistas também enviam e-mails falsos solicitando que o microempreendedor individual faça correções na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), um documento que deve ser preenchido e entregue pelo próprio MEI até o último dia de maio de cada ano no Portal do Empreendedor.

Propostas de empréstimos

Fique atento! Golpistas também entrar em contato com os MEIs para oferecerem empréstimos com condições de pagamento que parecem muito vantajosas. Desconfie sempre de propostas que parecem boas demais para ser verdade.

Renegociação de dívidas

Da mesma forma, golpistas entram em contato com os MEIs para oferecer supostas condições facilitadas para renegociar dívidas, inclusive com pagamento via PIX. A renegociação de dívidas, porém, deve ocorrer diretamente com a instituição credora ou nos canais oficiais da Receita Federal.

Atenção redobrada é fundamental

Ao ficar atento a esses golpes, MEIs podem evitar problemas e manter seu negócio funcionando sem interrupções ou complicações.

Veja também:

Inteligência Artificial: criminosos ‘clonam’ pessoas para aplicar golpes financeiros

Seguir as regras oficiais, como as do Ministério do Empreendedorismo, desconfiar de ofertas que parecem boas demais e manter-se informado são a chave para uma operação segura e bem-sucedida.

Imagem: voronaman / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital