Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI ou CLT podem conseguir o BPC? INSS revela a VERDADE

Descubra de uma vez por todas se quem é MEI ou CLT podem conseguir o BPC! Benefício garante pagamento mensal aos segurados.

Em um contexto de incertezas e crescente busca por segurança financeira, surge a dúvida: é possível ser MEI (Microempreendedor Individual) ou CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada)?

O valor atual do benefício é de R$ 1.412, dado pelo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O BPC destina-se a pessoas idosas ou com deficiência e renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.

Apesar da renda fixa ser um impeditivo para a elegibilidade direta, situações excepcionais, como a perda de emprego podem abrir brechas para o recebimento do benefício. No entanto, é válido pontuar que esse é um auxílio que serve para ajudar pessoas que não são capazes de se sustentar de outras formas. Sendo assim, via de regra, o MEI e o CLT não estão aptos para receber o BPC.

O que é BPC?

Em primeiro lugar, é preciso um registro no Cadastro Único para solicitar o BPC. O CadÚnico funciona como a chave que abre as portas para diversos programas sociais, incluindo o BPC. Através do mapeamento detalhado das condições socioeconômicas das famílias de baixa renda, o governo direciona seus esforços de assistência de forma eficaz.

Veja também:

Afinal, marido pode ser demitido com a esposa gestante?

A inscrição no CadÚnico, realizada nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), é o primeiro passo para pleitear o BPC. É fundamental manter seus dados atualizados para garantir o acesso aos benefícios.

Como conseguir o BPC?

Para solicitar o benefício, é preciso que você siga o seguinte caminho:

  • Entenda os procedimentos e critérios específicos do INSS;
  • Consulte o calendário anual de pagamentos do INSS para se manter informado sobre as datas e modalidades de recebimento do benefício;
  • Inscreva-se e atualize-se no CadÚnico, garantindo que seus dados estejam corretos e completos;
  • Reúna e apresente a documentação comprobatória da situação econômica familiar, conforme exigido pelo INSS.

Imagem: Reprodução / BPC