Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEIs podem renegociar dívidas pelo Desenrola Brasil até o fim de dezembro; saiba mais

Quem é microempreendedor individual (MEI) também pode aproveitar as vantagens do programa Desenrola Brasil. Entenda como!

Ao que tudo indica, muitos microempreendedores individuais (MEI) já estão cientes da oportunidade de renegociar suas dívidas e limpar o nome. Essa é uma forma de começar o ano de 2024 sem pendências financeiras, graças ao programa Desenrola Brasil.

O Desenrola surgiu em uma parceria do governo federal com alguns dos principais bancos privados e estatais do país. Nesse sentido, os valores renegociados podem chegar a R$ 20 mil e, em alguns casos, os descontos nas dívidas podem ser de até 99%. 

No entanto, é importante destacar que a dívida do MEI deve ter sido adquirida como pessoa física. Isso porque o Desenrola ainda não está aberto para a negociação de empresas. Contudo, o governo federal tem planos para que as pessoas jurídicas também negociem a dívida do CNPJ em 2024.

MEI com dívida de pessoa física: qual a data limite para a renegociação pelo Desenrola?

Imagem de uma rua vista de cima desfocada. Sobre a imagem está a logo do Desenrola Brasil.

O prazo determinado pelo governo federal para que pessoas físicas renegociem suas dívidas no Desenrola Brasil termina no dia 31 de dezembro de 2023. Portanto, os microempreendedores têm até o final deste ano para usufruir da oportunidade.

Sendo assim, será possível começar 2024 com o nome limpo, eliminando, portanto, incômodos que envolvem pendências financeiras. Ter o nome limpo e sem pendências possibilita que eles possam, inclusive, ampliar seus investimentos no negócio.

Além disso, outro fato importante é que o MEI pode ser um credor no Desenrola. Ou seja, se seu cliente estiver com pendências financeiras, você pode usar a plataforma para enviar uma proposta de negociação.

Veja também:

Projeto prevê que plataformas de streaming e influenciadores sejam taxados? Entenda

Quais instituições fazem parte do programa?

Neste momento, o Desenrola conta com a participação de uma vasta lista com os principais bancos do país, incluindo instituições estatais e privadas. A negociação é feita do portal oficial do programa, e entre esses bancos estão os seguintes:

Por fim, vale lembrar que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo está considerando uma renegociação de dívidas para empresas inadimplentes. Assim, o projeto, inspirado no Desenrola Brasil, incluiria dívidas do MEI.

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital