Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Méliuz vê queda da Selic para 12,75% como sinal positivo, mas o momento ainda é de cautela

Diretor de relações com investidores do Méliuz faz avaliação sobre a última decisão de corte na taxa de juros. Veja!

A segunda queda consecutiva da taxa básica de juros é um importante sinal para o cenário econômico brasileiro como um todo. Ainda mais quando se trata do setor varejista, que depende do consumo das pessoas. Assim, com a Selic mais baixa, o acesso ao crédito se torna mais fácil e é possível observar um aumento no poder de compra. 

De acordo com Marcio Penna, diretor de relações com investidores do Méliuz, a última decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) é bastante positiva para o setor varejista. Contudo, ainda demanda cautela. 

A autoridade monetária decidiu pelo corte de 0,50 p.p. na taxa básica de juros na última semana. Com essa mudança, a Selic caiu de 13,25% para 12,75% ao ano, embora ainda permaneça em níveis elevados. Isso deve ser levado em consideração, já que, segundo Penna, “o Brasil é, atualmente, a segunda maior economia, entre as 40 maiores do mundo, com a maior taxa de juros”.

Méliuz avalia decisão do Copom 

Tela de notebook exibe site do Méliuz e smartphone exibe app do Méliuz
Imagem: Divulgação / Méliuz

Embora muitos analistas – e até o próprio Governo Federal – tenham afirmado que a redução da taxa de juros poderia ter começado antes, o diretor de relações com investidores do Méliuz enxerga com bons olhos a trajetória da política monetária adotada pelo Copom.

“A inflação realmente está num patamar menor. No entanto, a gente sabe que tem muitos riscos no meio do caminho, como, por exemplo, a parte fiscal, que hoje não se tem uma certeza se vai ter uma reforma correta, como vai acontecer. Então, a decisão do Copom, ao meu ver, é muito uma consequência disso tudo que vem acontecendo”, declarou Marcio Penna.

Veja também:

Novo pagamento liberado pela Caixa gera confusão; entenda a situação

Recepção da queda da Selic pelo varejo 

Ademais, vale lembrar que a situação da taxa de juros é determinante para o setor varejista. Isso porque, com os juros mais caros, as pessoas perdem o acesso ao crédito e passam a consumir menos. Nesse sentido, a última decisão de corte da Selic tem tido uma recepção positiva das empresas. 

“A expectativa é de fechar o ano na casa dos dígitos, só ir para um dígito no ano que vem. Então a recepção dessa queda, é muito positiva. Com uma taxa de juros mais baixa, você aumenta o poder de compra da população, a população vai conseguir pegar mais crédito [..] A visão do varejo é que quando se tem uma população com mais dinheiro, você tem pessoas consumindo mais.”

Marcio Penna, diretor de relações com investidores do Méliuz.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com