Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mercado reduz projeção para a inflação de 2024 em primeiro Boletim Focus do ano

Dados do Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira mostram estimativas para a inflação brasileira. Saiba mais!

No primeiro Boletim Focus do ano, os dados mostram uma redução na projeção para a inflação deste ano. Com isso, a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) saiu de 3,91% para 3,90%. Para os próximos anos, não houve mudança nesse sentido. 

Em relação ao ano de 2023, o mercado financeiro aposta em uma taxa inflacionária de 4,46%, conforme aponta o Boletim mais recente. Vale lembrar que os dados de um mês são divulgados no mês subsequente. Ou seja, a inflação de dezembro estará no indicador agora em janeiro. 

Para além da questão inflacionária, o Focus apresenta as demais estimativas das instituições financeiras para os diferentes indicadores econômicos do país. Sendo assim, a cada semana, o mercado estipula novas projeções.

Projeções para a inflação 

A partir dos dados divulgados nesta terça, as projeções para a inflação brasileira ficam da seguinte forma:

  • IPCA (2023): 4,46%;
  • IPCA (2024): 3,90%;
  • IPCA (2025): 3,50%;
  • IPCA (2026): 3,50%. 

Dessa forma, para os anos de 2025 e 2026, o mercado financeiro não mudou as estimativas acerca da taxa inflacionária. 

Diante desse cenário, se a projeção for confirmada, a inflação encerra o ano dentro do intervalo possível para a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para 2023, o órgão fixou a taxa em 3,25%, podendo oscilar 1,5 p.p. para cima ou para baixo para ser aceita. 

Letras que escrevem "IPCA" e dois montes de moedas de 1 real e 50 centavos sobre uma superfície marrom
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Demais estimativas 

Além da inflação, como exposto acima, o Boletim Focus apresenta estimativas para outros indicadores econômicos. Nesta versão mais recente, houve apenas uma mudança. Desta vez, para a taxa de câmbio de 2025, que caiu de R$ 5,05 para R$ 5,03. 

Veja também:

INSS confirma reajuste das aposentadorias; confira

Assim sendo, no que se refere ao PIB (Produto Interno Bruto) de 2023 e 2024, as expectativas se mantiveram em 2,92% e 1,52%, respectivamente. Já a Taxa Selic, por fim, seguiu em 11,75% em 2023 e continua em 9% para este ano.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com