Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sinal de TV é encerrado para milhares de brasileiros; entenda a situação

Diversas cidades brasileiros tiveram o sinal de TV encerrado no último mês. Saiba mais informações sobre o motivo!

O sinal de TV foi encerrado para milhares de brasileiros até o dia 15 de dezembro de 2023. Trata-se, portanto, da conclusão da segunda fase de transição para o sinal digital pelo Ministério das Comunicações.

Logo, esse passo resultou no fim das transmissões analógicas de TV aberta em 2.933 cidades espalhadas pelo país, trazendo assim o sinal de TV digital para mais de 31,2 milhões de brasileiros. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre essa mudança!

Sinal de TV analógico encerrado em quase 3 mil cidades no Brasil

Imagem de um televisor antigo com a tela não passando nada.
Imagem: Fer Gregory / Shutterstock.com

A adesão bem-sucedida ao novo sistema de transmissão se deve, em grande parte, ao Programa Digitaliza Brasil. O programa governamental contribuiu nas fases de instalação da infraestrutura para a transmissão digital. Nos últimos dois anos, 1.563 cidades engajaram o projeto com encerramento do sinal de TV analógico.

Por meio da Portaria nº 11.476, assinada em 8 de dezembro, houve a concessão de prazo extra para 1.265 cidades que ainda não estão totalmente integradas ao sistema digital. O período, agora, se estende até junho de 2025, situação que contempla os canais digitais que precisam sofrer ajustes.

Logo, essa decisão tem o intuito de evitar a interrupção do sinal de TV em regiões menores, proporcionando uma transição mais tranquila para a TV digital.

Saiba mais sobre o Programa Digitaliza Brasil

O Programa Digitaliza Brasil tem a missão de reformar a maneira como a televisão opera no Brasil. Lançado em maio de 2021, teve sua confirmação em junho de 2023. Sendo assim, o objetivo principal consiste em transformar o sinal de TV num sinal mais moderno e eficaz, encerrando, assim, o analógico.

O Digitaliza Brasil consiste em um esforço conjunto de empresas de televisão, de telecomunicações e do governo. A primeira parte desse programa foi financiada pela comercialização de uma parte do espectro de frequência, assegurando infraestrutura e kits de recepção a famílias de baixa renda.

Veja também:

Mercado reduz projeção para a inflação de 2024 em primeiro Boletim Focus do ano

A primeira parte da transformação aconteceu entre 2016 e 2018, dando espaço para o aprimoramento do acesso à internet 4G. Cerca de 1.379 cidades, incluindo todas as capitais, já passaram por essa mudança, beneficiando, assim, cerca de 60% da população brasileira. No entanto, atualmente, segundo o Ministério das Comunicações, ainda faltam 4.191 cidades para fazer essa transição.

Imagem: Fer Gregory / Shutterstock.com