Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Metade dos brasileiros desejam trabalho híbrido; entenda

Além do desejo pelo trabalho híbrido, pesquisa também aponta que alguns brasileiros estão insatisfeitos com seu trabalho. Saiba mais!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Ipespe, divulgou, no início desta semana, a 14ª edição da pesquisa Observatório Febraban. No documento, o destaque ficou por conta do desejo de mais da metade dos trabalhadores brasileiros em ter um trabalho híbrido.

Simultaneamente, muitos dos entrevistados também se mostraram favoráveis ao home office, isto é, atividade completamente remota. Assim, confirma-se uma tendência dos profissionais brasileiros desde a pandemia da Covid-19.

Além da questão do trabalho híbrido e remoto, o levantamento também indicou que boa parte dos trabalhadores desejam mudar de emprego. Nesse sentido, o estudo destrinchou detalhes acerca dessa ‘insatisfação’ profissional. Continue na leitura para conferir os pormenores.

Busca pelo trabalho híbrido

Em suma, o levantamento da Febraban apontou que 56% dos entrevistados preferem o trabalho híbrido ou remoto, frente a 44% que respondem a favor do presencial. Na parcela que optou pela maior flexibilidade em sua atuação, a divisão se deu da seguinte forma:

  • 60% busca o modelo remoto;
  • 24% deseja migrar para o trabalho híbrido;
  • 17% optaria pelo presencial.

Contudo, importante ressaltar que o desejo de grande parte dos brasileiros é contrário ao da maioria das empresas, que, desde o final da pandemia, estão buscando retomar as atividades prestadas 100% presencialmente.

Insatisfação profissional

Além da questão do trabalho híbrido, o levantamento da Febraban indicou que 33% dos trabalhadores desejam mudar de serviço ao longo dos próximos 12 meses, sendo que as mulheres são o grupo que mais se mostra descontente em suas atividades profissionais. Enquanto, na divisão por regiões, o número de insatisfeitos varia da seguinte forma:

  • Norte – 40%;
  • Nordeste – 39%;
  • Centro-Oeste – 33%;
  • Sudeste – 32%;
  • Sul – 22%.

Por fim, vale destacar que a pesquisa da Febraban ouviu mais de 1,7 mil pessoas sobre trabalho híbrido, insatisfação, entre outros pontos, ao longo dos dias 1 e 7 de julho deste ano. Como visto, o levantamento considerou pessoas de todas as regiões do Brasil.

Imagem: eamesBot / shutterstock.com