Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Metrô em greve na próxima terça-feira (28); veja as linhas afetadas

Na terça-feira (28), o metrô enfrentará uma paralisação que afetará diversas linhas. Confira as alterações e planeje sua rota alternativa.

Na próxima terça-feira, dia 28, a população de São Paulo enfrentará a paralisação dos serviços de transporte sobre trilhos. Em decisões tomadas em assembleias, os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) aprovaram uma greve.

Além desses, ainda aderiram ao movimento trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), profissionais da educação e funcionários da Fundação Casa. A greve resultará na paralisação de diversas linhas do Metrô e da CPTM, impactando significativamente o deslocamento dos usuários desses serviços.

Quais linhas serão afetadas pela greve?

Entre os trajetos atingidos estarão as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô. Além dessas, também constam na lista de paralisações as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

Foto de trabalhadores segurando cartazes em protesto. greve no metrô
Imagem: voy ager / shutterstock.com

A decisão pela greve, de acordo com as categorias, se dá em protesto contra privatizações de serviços públicos, terceirizações em atividades do Metrô, investimentos na educação estão sendo reduzidos, resultando em demissões e suspensões de metroviários envolvidos em greves passadas. A situação compromete o setor educacional e gera impactos significativos no quadro de funcionários do metrô.

Existem possibilidades de negociação?

Camila Lisboa, presidente do sindicato dos metroviários, propõe trabalhar com catraca livre caso o governador aceite. A intenção de privatização de serviços anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) impulsiona os protestos contra o modelo de gestão privada.

Veja também:

Caixa anuncia MEGA LEILÃO de imóveis com até 90% de desconto

Entretanto, Sabesp, Metrô, a CPTM e o Palácio dos Bandeirantes ainda não se pronunciaram sobre a paralisação. A expectativa é que haja manifestações com cunho político.

Quais foram as paralisações anteriores ocorridas em 2023?

Esta será a quarta vez que os funcionários do Metrô interrompem suas atividades neste ano. A primeira vez foi em março, com reivindicações trabalhistas. Ademais, as outras duas ocorreram em outubro (sendo uma delas sem aviso prévio) contra o plano de privatizações do estado.

Com a repetição das paralisações, fica clara a necessidade de diálogo e resolução dos conflitos entre o governo estadual e as categorias de trabalhadores. Resta à população, então, manter-se informada e, como possível, buscar alternativas de transporte durante a greve.

Imagem: prochasson frederic/shutterstock.com