Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhões de brasileiros podem financiar um imóvel mesmo sem carteira assinada

Saiba como milhões de pessoas sem carteira assinada podem financiar um imóvel e realizar o sonho da casa própria!

Uma boa notícia para milhões de pessoas que queiram financiar um imóvel! Isso acontece porque mesmo quem não possui carteira assinada pode fazê-lo, como os microempreendedores individuais (MEIs) ou profissionais informais.

Apenas no estado do Espirito Santo, por exemplo, 1,1 milhão de trabalhadores se encontram nessa situação. Assim, eles podem utilizar outros tipos de documentação para comprovar renda. Saiba mais sobre o tema!

Pessoas sem carteira assinada também podem financiar imóvel

Especialistas dizem que a complexidade que MEIs e profissionais informais imaginam ter não passa de aparente. Christiano Pereira, diretor da Ademi-ES e superintendente comercial da CrediPronto, nega a crença comum de que as condições para financiamentos de imóveis são diferentes para aqueles sem carteira assinada.

Segundo disse ele ao portal Tribuna Online, a única diferença está na forma de como há a comprovação dos rendimentos. Para isso, há alguns documentos que são indispensáveis para que as pessoas possam financiar um imóvel.

Entre eles, portanto, estão o extrato de movimentação bancária, comprovante da fatura do cartão de crédito e a declaração do Imposto de Renda. As informações são de Ricardo Gava, diretor do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário (Secovi-ES) e da Gava Crédito Imobiliário.

Uma pessoa juntando moedas com uma miniatura de uma casa ao lado para financiar um imóvel
Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Existem outros tipos de estratégia?

Ademais, ainda segundo Gava, uma estratégia interessante é a compra conjunta de imóveis. Nessa modalidade, um parente ou outro familiar próximo podem ser incluídos no contrato, auxiliando na comprovação de renda ao financiar um imóvel.

É fundamental ressaltar, porém, que o bem passa a ser de ambos os proprietários, portanto, a decisão exige ponderação. Fazer movimentações financeiras o máximo possível em uma conta corrente também é uma opção, já que isso constrói uma relação com o banco e facilita o fornecimento de crédito para financiar um imóvel.

Veja também:

Convocação de aprovados em concurso é suspensa pelo STF; entenda o motivo

Por fim, quem é MEI deve apresentar a declaração de microempreendedor para a análise do banco. Sendo assim, com as orientações corretas e uma sólida compreensão das opções disponíveis, a perspectiva de possuir uma casa própria ao financiar um imóvel está ao alcance desses profissionais.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com